Hospital do Vicentino é inaugurado em São Vicente, SP

Novo hospital oferece 67 leitos para internação. Local atenderá pacientes encaminhados do hospital municipal e das unidades de pronto atendimento Parque das Bandeiras e Humaitá. São Vicente, no litoral de São Paulo, inaugura Hospital do Vicentino nesta sexta-feira (10)
Nina Barbosa/g1
O Hospital do Vicentino, localizado na Linha Vermelha, foi inaugurado nesta sexta-feira (10) em São Vicente, no litoral de São Paulo. A entrega faz parte da primeira fase do novo complexo de Saúde que abrigará, além do novo hospital, uma série de outras especialidades até o fim do ano.
A unidade está localizada na Avenida Minas Gerais, na Vila São Jorge. Segundo a administração municipal, as obras do prédio anexo ao Hospital do Vicentino, que conta com três andares, devem ser concluídas ainda em 2022.
A partir desta sexta-feira, o Hospital do Vicentino inicia as atividades recebendo gradativamente os pacientes internados nas alas de pediatria, clínica médica feminina e masculina, clínica cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de São Vicente. O local atenderá pacientes do hospital municipal e das unidades de pronto atendimento Parque das Bandeiras e Humaitá.
O novo equipamento tem 3.073,72m² e conta com 1.241,40m² de área construída no andar térreo. No prédio anexo, que vai compor o Complexo de Saúde, estão previstos mais dois andares. Nele, serão acomodados serviços da diretoria de Atenção Especializada.
Hospital do Vicentino é inaugurado em São Vicente, SP
Prefeitura de São Vicente/Divulgação
O Hospital do Vicentino oferece 67 leitos para internação, sendo 10 leitos de UTI, um leito para estabilização, 12 leitos de clínica cirúrgica, 35 leitos de clínica médica e nove leitos para a pediatria.
O local conta também com enfermarias, centro cirúrgico, UTI, pediatria, exames diagnósticos (tomografia, endoscopia, raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma e laboratório), agência transfusional, Central de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), imobilização ortopédica, Núcleo de Regulação, Núcleo de Vigilância Sanitária, Educação Permanente, pré-anestésico, vacina, administração hospitalar e serviço social.
Prefeito Kayo Amado (Pode) participa de inauguração do Hospital do Vicentino, na manhã desta sexta-feira (8), em São Vicente
Nina Barbosa/g1
O Hospital do Vicentino conta, ainda, com sala de monitoramento em parceira com a GCM, que vai acompanhar as imagens das câmeras de segurança em tempo real, sanitários femininos e masculinos, vestiários para trabalhadores do local, espaço ecumênico, expurgo, engenharia clínica, depósito para equipamentos, almoxarifado, farmácia, morgue e supervisão de enfermagem.
Ainda de acordo com a administração municipal, mais de 200 profissionais vão atuar na unidade, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de limpeza, técnicos de manutenção e auxiliares administrativos.
Por meio de nota, o prefeito Kayo Amado (PODE) destacou que o momento representa um marco para São Vicente. “Tivemos um início de governo difícil, com muitas dívidas e, com muito esforço, estamos entregando o Hospital do Vicentino que, com certeza, salvará muitas vidas e acolherá os nossos munícipes da forma que eles merecem. Chega de Crei, que em breve será demolido, e de tantas histórias tristes que a gente conhece daquele equipamento ultrapassado”.
O Complexo Hospitalar faz parte do Programa Nova Saúde São Vicente, anunciado em dezembro do ano passado. Como parte do programa, o hospital municipal (Crei) será demolido e no local será construído o novo pronto-socorro Central, com investimento de R$ 16 milhões do Governo do Estado de São Paulo.
Obras do prédio anexo ao Hospital do Vicentino, em São Vicente, devem ser concluídas até o final deste ano
Nina Barbosa/g1
Hospital do Vicentino, em São Vicente, conta com 67 leitos para internação
Prefeitura de São Vicente/Divulgação
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias