
Governador do Estado de São Paulo participou, nesta segunda-feira (18), da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco em Santos, no litoral de São Paulo. Rodrigo Garcia (PSDB) durante a 14ª Conferência das Cidades Criativas da Unesco em Santos, SP
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Após reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse que a queda no preço do produto deve ser sentida daqui a 3 ou 6 dias nas bombas dos postos de combustíveis, informou durante a participação, nesta segunda-feira (18), da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco em Santos, no litoral de São Paulo.
O governo de São Paulo anunciou na manha de segunda a diminuição do imposto do etanol, de 13,3% para 9,57%, o que deve reduzir o preço do combustível em 17 centavos. Garcia explicou que a mudança poderá ser notada assim que os postos adquirirem o etanol sob a nova alíquota.
“Em regra, a gente vai levar de 3 a 6 dias para que isso aconteça, então o melhor fiscal é o consumidor. Que ele [cliente] passe a observar o preço do etanol que pagava e o preço agora [após a redução]”.
De acordo com Garcia, com a redução do ICMS do etanol em todo território paulista, dois objetivos serão alcançados. “O primeiro deles é reduzir o preço do etanol nas bombas dos postos de combustíveis, diminuindo assim, o custo de vida dos paulistas. E o segundo grande objetivo é manter a indústria do etanol competitiva em São Paulo”.
O governador afirmou que o Estado é responsável por metade da produção de álcool e açúcar do país e, segundo ele, qualquer desequilíbrio na competitividade do setor afeta o emprego e a renda.
Economia Criativa
Santos é o primeiro município da América Latina a sediar o evento, que reúne representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.
A Conferência ocorre no Blue Med Convention Center, localizado na Praça Almirante Gago Coutinho, na Ponta da Praia, e é reservada às autoridades e participantes previamente inscritos.
“Nós temos que celebrar isso, uma conquista fundamental que vai chamar atenção do nosso país para a importância da Economia Criativa. A gente sabe que o futuro é inovador, é criativo, é interativo, é tecnológico, mas, principalmente, ele deve ser inclusivo, e a economia criativa pensa em todas essas formas de inclusão”, disse Garcia.
O governador disse, ainda, que o evento é uma oportunidade para diálogo e troca de experiência. “Os municípios podem vir avaliar o que outras cidades estão fazendo na prática em relação à economia criativa, aquilo que está dando certo, aquilo que deve ser deixado de lado, então esse seminário chama atenção para a economia criativa como uma forma propulsora do desenvolvimento econômico e social do nosso país”.
Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco em 2015 e, agora, torna-se a primeira cidade da América Latina a ser escolhida para sediar a Conferência Anual. Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa e de produções audiovisuais realizas no município. Confira a programação completa neste link.
Novo Centro de Convenções é inaugurado em Santos, SP
Divulgação/Prefeitura de Santos
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias