Mundo

‘Guerra da Rússia contra a Ucrânia começou e vai acabar na Crimeia’, diz Zelensky


O presidente ucraniano relembrou o início das invasões russas em 2014 e disse que a segurança do Mar Negro não deve ser retomada enquanto a península estiver sobre domínio de Moscou. Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante pronunciamento em 28 de julho de 2022
Serviço de Impresa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS
Durante fala ao público ucraniano nesta quarta-feira (10), o presidente Volodymyr Zelensky disse que a guerra da Rússia contra a Ucrânia começou na Crimeia e deve terminar na Crimeia.
“Esta guerra russa contra a Ucrânia e contra toda a Europa livre começou na Crimeia e tem que terminar na Crimeia”, disse Zelensky.
Os comentários do presidente ucraniano se deram depois que uma explosão atingiu uma base aérea militar da Rússia na península do Mar Negro.
Forte explosão atinge base aérea militar da Rússia na Crimeia
O incidente vitimou uma pessoa e feriu outras 9. A Ucrânia, oficialmente, nega qualquer tipo de responsabilidade no caso. A Rússia garante que foi um acidente envolvendo munições que estavam no local.
Oficiais do exército ucraniano disseram ao jornal norte-americano “The Washington Post” que forças especiais do país estão por trás do ataque, de acordo com a publicação.
Bombardeios no centro-oeste da Ucrânia
Ataques noturnos russos mataram 13 civis em Dnipropetrovsk, centro-oeste ucraniano, nesta quarta-feira, segundo as autoridades desta região ao norte da usina nuclear de Zaporizhzhia, que provoca uma troca de acusações sobre ataques entre Rússia e Ucrânia.
O ataque noturno também deixou 11 feridos, cinco deles em estado grave, nesta região relativamente segura, para onde são levados os civis retirados do Donbass, mais ao leste, epicentro da ofensiva russa.
“Passamos uma noite horrível (…) É muito difícil retirar os corpos dos escombros”, afirmou o governador Valentin Reznichenko em uma mensagem divulgada no Telegram.
“Peço que as pessoas sigam para locais seguras durante o ataque aéreo (…) Não deixem que os russos os matem”, acrescentou.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »