Tecnologia

Por que alguns animais só existem em certas partes do mundo?

Por que algumas regiões têm maior diversidade de animais do que outras? Pesquisadores vêm tentando responder essa pergunta há algum tempo, mas ainda não há teoria que seja consenso na comunidade acadêmica.

Uma nova hipótese, ainda em debate, reforça teoria de padrão de gradientes baseado na latitude, ou seja, que quanto mais longe dos polos da Terra, maior a biodiversidade.

Leia mais:

Diversidade de animais

A pesquisa foi coordenada pela Universidade de Tel Aviv (Israel) e teve participação de outras universidades, inclusive a Universidade de São Paulo (USP).

O estudo conseguiu identificar padrões de distribuição de vertebrados tetrápodes (aqueles com quatro membros) na Terra e defende que isso tem a ver com a proximidade ou distância dos polos. Essa teoria surgiu no início do século XIX e é muito difundida entre a comunidade acadêmica, mas não é uma unanimidade.

A hipótese diz que a diversidade é maior em locais mais próximos aos trópicos, razoável nas áreas temperadas e baixa nos polos.

Imagem: Reprodução/Pablo J. Venegas

Como provar essa teoria

Segundo Marcio Martins, professor do Instituto de Biociências da USP e um dos pesquisadores do grupo, a intenção era justamente encontrar dados concretos sobre a distribuição de mamíferos, aves, anfíbios e répteis.

As informações foram coletadas em relatórios da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) e de levantamento feito pelo Global Assessment of Reptile Distributions (GARD), consórcio de cientistas ligados à Universidade de Tel Aviv. Foram 5.983 espécies de anfíbios analisadas, 5.004 de mamíferos, 9.630 de pássaros e 8.939 de répteis.

Ao Jornal da USP, Martins explicou a importância da pesquisa:

Muitas vezes as decisões de conservação são feitas baseadas nos padrões de diversidade. É possível usar esse tipo de informação, por exemplo, para sugerir novas unidades de conservação para ajudar grupos específicos.

Marcio Martins, professor do Instituto de Biociências da USP e um dos pesquisadores do grupo

Imagem: Reprodução/Keith Barnes/

O que eles descobriram sobre diversidade dos animais no globo

  • A análise descobriu que a distribuição dos animais ao redor do globo, que dita a diversidade em cada região, tem a ver com a própria biologia e demandas de sobrevivência de cada um;
  • Por exemplo, répteis e anfíbios são animais ectotérmicos, que não conseguem produzir calor por conta própria. Isso faz com que a presença desses animais seja maior em áreas quentes. No frio, eles congelariam;
  • Por outro lado, aves e mamíferos conseguem regular a temperatura corporal, com penas e pelos, e são mais diversos ao redor do mundo;
  • A disponibilidade de água também é fator importante. Mamíferos, aves e anfíbios precisam do recurso para produtividade e reprodução, sem contar a vegetação ao redor dela;
  • Já os répteis dependem menos de água, porque a pele escamosa se adapta bem aos terrenos secos. Por isso, é mais comum encontrá-los em desertos, onde outras espécies têm dificuldade de sobreviver.

O post Por que alguns animais só existem em certas partes do mundo? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »