São Paulo e Rio aparecem em lista de melhores cidades do mundo para viver e visitar

São Paulo (37º) e Rio de Janeiro (48º) foram as duas cidades brasileiras no ranking das melhores do mundo da revista ‘Time Out’. Movimentação no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, no domingo (26)
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Duas cidades brasileiras aparecem no ranking das melhores cidades do mundo em 2022 da revista britânica “Time Out”: São Paulo (em 37º) e Rio de Janeiro (em 48º).
As duas cidades foram elogiadas pela vida noturna (em São Paulo há clubes noturnos para todos, e, no Rio, bares, e casas de samba).
Em primeiro do ranking ficou Edimburgo, na Escócia. A cidade mais bem classificada na América do Sul foi Buenos Aires (20º). E Chicago (em 2ª), nos Estados Unidos, é a primeira das Américas a aparecer na lista.
“Todos os anos, questionamos milhares de moradores de cidades em todo o mundo sobre a vida em sua cidade natal agora. Queremos saber sobre a cena gastronômica e o circuito de bares. O teatro e as galerias de arte. A vida noturna e os aplicativos de namoro. Como são os vizinhos e quais bairros são realmente legais. A ideia é criar um instantâneo global da vida na cidade e apontar as pessoas na direção dos lugares que os locais estão realmente adorando”, explica a revista britânica-americana.
“Embora coisas como espírito comunitário e resiliência tenham sido dois dos fatores mais importantes no ano passado, em 2022 adicionamos peso extra às coisas que tornam as cidades ótimos lugares para se visitar e viver”, detalha a “Time Out”
“Nossas principais cidades este ano são aquelas com vida noturna próspera, comida e bebida incríveis, arte, cultura e museus em abundância. Destacamos lugares que não são chatos ou excessivamente caros ou superestimados, e garantimos que nossas principais escolhas também pontuam bem em coisas práticas, como possibilidade de caminhar, bom transporte público e segurança, bem como sustentabilidade”
Foto de arquivo mostra ciclistas na manhã de um domingo em São Paulo, na ciclovia da Marginal Pinheiros, Zona Sul da cidade de São Paulo
Felipe Rau/Agência Estado
São Paulo
“Não acredite no que dizem no Rio sobre as pessoas de São Paulo. É verdade que os paulistanos trabalhadores dão duro, mas eles comemoram ainda mais e há uma cena para todos na cena da capital dos clubes noturnos da América do Sul”, diz o texto da Time Out sobre São Paulo.
Estação Trianon-Masp, da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, na Avenida Paulista.
Divulgação/Metrô de SP
A revista diz ainda que a comida é das melhores do continente: “Décadas de imigração misturaram tradições de comidas da Itália, Japão e mais no tecido culinário de São Paulo”.
Para a “Time Out”, São Paulo deve ser visitada porque a comunidade LGBTQIA+ é maior e mais ousada do que nunca, e cita a Parada do Orgulho na cidade.
26ª Parada do Orgulho LGBT+ em SP lota a avenida Paulista em SP
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro recebe os primeiros elogios pela paisagem. “Rochas ‘dramáticas’ despontam em cima de florestas cheia de vida selvagem, lagoas e praias douradas. De fato, o Rio recebe muitos pontos pela beleza, pela ‘pegação’ entre as pessoas e possibilidade de fazer novas amizades”.
Foliões se divertem com o bloco de carnaval A Banda, em homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque, no centro do Rio de Janeiro.
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚD
O ranking inteiro
Veja abaixo todas as cidades que foram classificadas na lista da “Time Out” de melhore cidades de 2022.
Edimburgo, Escócia
Chicago, EUA
Medelim, Colômbia
Glasgow, Escócia
Amsterdam, Holanda
Praga, República Checa
Marrakesh, Marrocos
Berlim, Alemanha
Montreal, Canadá
Copenhague, Dinamarca
Cidade do Cabo, África do Sul
Madri, Espanha
Manchester, Inglaterra
Mumbai, Índia
Melbourne, Austrália
Taipei, Taiwan
Londres, Inglaterra
Porto, Portugal
Lion, França
Nova York, EUA
Buenos Aires, Argentina
Birmingham, Inglaterra
Estocolmo, Suécia
Tóquio, Japão
São Francisco, EUA
Nova Deli, Índia
Toronto, Canadá
Lisboa, Portugal
Boston, EUA
Cidade do México, México
Tel Aviv, Israel
Paris, França
Kuala Lumpur, Malásia
Manila, Filipinas
Atenas, Grécia
Dublin, Irlanda
São Paulo, Brasil
Miami, EUA
Barcelona, Espanha
Dubai, Emirados Árabes
Roma, Itália
Los Angeles, EUA
Acra, Gana
Singapura, Singapura
Abu Dhabi, Emirados Árabes
Sydney, Austrália
Auckland, Nova Zelândia
Rio de Janeiro, Brasil
Joanesburgo, África do Sul
Istambul, Turquia
Bangkok, Tailândia
Hong Kong, China
Doha, Catar