
Moradores de Praia Grande disseram ao g1 que a decisão de pedir ração e outros produtos voltados aos cuidados de animais foi natural. Casal que vive junto há 32 anos oficializará união e substitui lista de presente por doação de ração em Praia Grande, SP
Arquivo Pessoal
Um casal de Praia Grande, no litoral de São Paulo, que vive junto há 32 anos oficializará a união em setembro e resolveu substituir a tradicional lista de presentes por doação de ração para animais. Ao g1, o chefe de Recursos Humanos (RH) José Santos de Albuquerque, de 59 anos, contou que o casal decidiu tornar a relação oficial no final do ano passado quando ele a esposa se aposentaram.
“Não é justo ficar tantos anos juntos sem oficializar a união, sem celebrar, digamos assim. Sempre pensamos em casar, mas nossa vida é muito corrida. Eu trabalho em Guarujá e ela em Santos”, disse Albuquerque.
Para a assistente de contas médicas Elizabete Pereira dos Santos, de 59 anos, eles fizeram o caminho contrário do que os casais realizam. “Como ele fala, estávamos nos conhecendo um pouco. Todo mundo casa, compra a casa e depois se aposenta. Acabou sendo assim, a gente estabilizou um pouco financeiramente, se aposentou e decidimos oficializar”.
Elizabete disse que a decisão de pedir ração e outros produtos voltados aos cuidados de animais como lista de presentes de casamento foi natural. “Penso dessa forma: se a gente já tem casa, já tem casa montada, nós não somos pessoas consumistas, e a gente entende que está tudo muito difícil, principalmente para os protetores. Eu já precisei de ajuda como uma pequena protetora e a gente sabe que é difícil para eles”.
Casal de Praia Grande (SP) disse que decisão de pedir ração como lista de presentes de casamento foi natural
Arquivo Pessoal
Dependendo da quantidade que for arrecadada, a assistente afirmou que pretende ajudar de dois a três protetores em até uma semana após o casamento. “Vou filmar [a doação] para dar uma satisfação para as pessoas que ajudaram e quem sabe incentivar outras pessoas também a adotar, ajudar um pouquinho mensalmente, que é a nossa ideia também”.
Ela explica que um pet shop se comprometeu a guardar toda a ração arrecadada, já que ficaria estranho o convidado chegar no casamento com um pacote do produto. “A gente tem uma lista de pessoas que estão contribuindo e eles estão passando toda semana para a gente”, disse.
Cerca de 170 pessoas foram convidadas para o casamento, que conta com uma lista de presentes disponível em um pet shop na cidade. No entanto, o casal também conta com a doação de pessoas que não estão na lista de convidados. Entre os itens estão pacotes de ração de 15kg para gatos e cachorros, além de antipulgas e roupinhas.
“É o que a pessoa puder doar. A intenção é ajudar, não importa se for com 1 kg, 0,5 kg ou 15 kg. É importante que que a pessoa faça a parte dela, até eu vou doar”, disse Albuquerque. “O pacote de 15 Kg é mais de R$ 100. Se a pessoa doar com o coração 0,5 kg já é de grande valia. Hoje, na situação do país, que está vindo de uma pandemia, são 33 milhões de pessoas passando necessidades. Se não tem para elas, imagine para os animais?”, completou.
Amor por animais
O casal não tem filhos em comum, só de outro relacionamento, mas os dois moram com os nove cachorros que resgataram de maus-tratos “Como Deus não quis que nós dois tivéssemos [filhos juntos], tanto ele quando eu gostamos de animais. Só que a gente nunca pensou em ter tantos animais”, disse Elizabete.
Ele afirmou que costuma ver animais abandonados todos os dias na rua e que anda com ração para ir alimentando eles. “Acredito que vá ter um número razoável de doações, não é em nosso benefícios, é dos animaizinhos. Imagina uma família que não tem condições de comer uma proteína todos os dias gastar R$170 fora as outras coisas? Vamos tentar fazer o possível para ajudar”, finalizou Albuquerque.
Após 32 anos juntos, casal de Praia Grande (SP) oficializará união e substituiu a tradicional lista de presentes por doação de ração
Arquivo Pessoal
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias