Tecnologia

DF tem maior percentual de residências com uso de internet no Brasil, diz IBGE


Segundo levantamento, 97,7% dos domicílios de Brasília têm acesso à rede. Forma mais usada para conexão é o celular. Pessoas mexem em celular
Reprodução
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgada na sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Distrito Federal tem o maior percentual de residências com uso de internet no Brasil. Segundo o levantamento, a rede foi usada em 97,7% das casas em 2021.
LEIA TAMBÉM:
IBGE: em 2021, 28 milhões de pessoas no Brasil não usaram a internet
TECNOLOGIA: a era do metaverso chegou? Veja como está ‘universo virtual’ que é aposta do Facebook
Com 94,2%, São Paulo aparece em segundo lugar no ranking. Em seguida, estão Santa Catarina (92,9%), Amapá (92,9%) e Goiás (92,5%).
De acordo com o levantamento, a forma que os brasilienses mais usam para acessar a internet é o celular. Em segundo lugar, está o computador ou tablet, seguido pela televisão.
Veja os dados por região:
A pesquisa mostra ainda que, entre 2016 e 2021, houve redução do uso de computadores e tablets para acessar a internet – uma queda de 7,6 pontos percentuais. Por outro lado, o número de pessoas que acessa a rede pela televisão cresceu 38,6 pontos percentuais em Brasília.
Meios para acessar a internet em 2021
O uso do telefone se manteve estável. Segundo a pesquisa, 2021 foi o primeiro ano em que a televisão superou o uso de computadores para acessar a internet (veja tabela acima).
A pesquisa não foi realizada em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a comparação foi feita com 2021.
Finalidade
A pesquisa revela ainda que receber mensagens de texto, voz ou imagens foi a principal finalidade do acesso à internet no Distrito Federal em 2021. Ao todo, 97,5% das pessoas com 10 anos ou mais afirmaram que usam a tecnologia para essa finalidade.
Em segundo lugar, estão as pessoas que usam a internet para conversar por chamada de voz ou vídeo. Segundo a pesquisa, 96,7% dos usuários afirmaram que usam a rede para essa finalidade.
Percentual de pessoas que usam internet, por grupos de idade, no DF
IBGE/Reprodução
Outro ponto que o levantamento do IBGE mostra é que a internet é mais usada entre os estudantes. Em 2021, 98% de pessoas que estudavam disseram usar a tecnologia.
Entretanto, o percentual de pessoas não estudantes que usa internet também é considerado elevado pela pesquisa: 94,9%. Além disso, o grupo etário entre 20 e 24 anos é o maior com acesso à internet no DF.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »