G1Litoral

Monumento de Tomie Ohtake, em Santos, é alvo de pichação


Escultura fica no Parque Municipal Roberto Mário Santini. Ninguém foi preso. Monumento de parque turísticos é pichado em Santos, litoral de São Paulo
Matheus Tagé
O monumento da artista Tomie Ohtake, que fica no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), em Santos, no litoral de São Paulo, foi alvo de pichação. Segundo a prefeitura, o ato de vandalismo foi identificado pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento na área.
Na escultura, que tem 15 metros, foi desenhado um formato de rosto desconfigurado. A administração municipal informou que a ação está sendo investigada pelas autoridades policiais, mas que até o momento o infrator não foi localizado.
O serviço de recuperação do monumento, por conta do tamanho, será executado com o auxílio de um compressor e andaimes. De acordo com a prefeitura, a pintura deve ser finalizada em outubro.
Pichação
De acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é crime ambiental e de vandalismo. Além do crime de vandalismo cometido pelo pichador, a legislação brasileira também prevê o crime de dano prescrito no Código Penal, podendo o infrator ser cometido tanto em patrimônio público quanto particular.
Monumento Tomie Ohtake
Localizada no Parque do Emissário Submarino, a escultura de aço é uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil e e foi inaugurada em 2008 pelo Príncipe Naruhito do Japão. No processo, foram utilizados 72 litros de tinta automotiva para garantir a cor rubi original, assim como a proteção contra o clima e a maresia.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »