Tecnologia

Saiba como transformar áudios do WhatsApp em textos


Mensageiro não tem recurso nativo, mas há ferramentas que podem fazer essa tarefa. O g1 listou três opções para quem pretende economizar tempo que seria usado para ouvir mensagens de voz. WhatsApp
Reuters/Thomas White
Sem tempo para ouvir os áudios intermináveis que te mandam no WhatsApp? Saiba que há formas de transcrever os áudios que você recebe no aplicativo. Apesar de o mensageiro não ter um recurso nativo, é possível recorrer a ferramentas de terceiros.
Pensando nisso, o g1 reuniu três opções que convertem áudios do WhatsApp em texto e um passo a passo de como usá-las. A lista inclui apps para Android e iPhone, além de um assistente que funciona no próprio aplicativo de mensagens.
ViraTexto
Voiceguru
Transcriber
ViraTexto
O serviço “ViraTexto”, da empresa Take Blip, oferece um chatbot que funciona como um contato dentro do WhatsApp. Ele recebe o áudio e consegue responder com outra mensagem transformada em texto.
A ferramenta faz a transcrição gratuitamente e aceita áudios de até 4 minutos. Ela está disponível apenas para mensagens de voz em português.
ViraTexto transforma áudios do WhatsApp em texto
Reprodução/ WhatsApp
Segundo o diretor de pesquisa e inovação da Take Blip Milton Stiilpen, todos os dados recebidos pelo chatbot “são tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança”.
Por se tratar de uma ferramenta externa, alguns usuários podem ter preocupações sobre privacidade. A Take Blip informou que o “contato do ViraTexto no WhatsApp é uma conta verificada, ou seja, ele possui o selo verde que garante que esta é uma conta oficial”.
A companhia afirmou que os dados são armazenados temporariamente, de acordo com a finalidade do uso e com as previsões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Veja como usar o ViraTexto:
Adicione o número (31) 97228-0540 como contato no WhatsApp;
Inicie uma conversa com o chatbot (pode ser por áudio ou texto);
Leia atentamente os termos de uso do serviço;
Para prosseguir, toque em “Concordo”;
Envie ou encaminhe áudios para receber a transcrição.
LEIA MAIS:
Esconder o ‘online’, saída silenciosa dos grupos e mais: veja as últimas novidades do WhatsApp
Aplicativo pirata: quais os riscos de usar o WhatsApp GB
Assistente no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições
Voiceguru
Voiceguru usa inteligência artificial para fazer a conversão de áudios em textos
Reprodução/ Voiceguru
O Voiceguru também usa inteligência artificial para conversão de áudios em textos e suporta mais de 120 idiomas, incluindo o português.
O processo é feito de forma automática e, segundo o Voiceguru, ninguém escuta ou manipula qualquer áudio.
“Todos os textos e áudios permanecem no seu celular, armazenados localmente e o Voiceguru, após a transcrição ou aceleração do áudio, não terá mais acesso a qualquer informação”, informou a empresa.
O aplicativo está disponível em Android e iPhone com download gratuito e opções de assinaturas. Segundo o Voiceguru, a ferramenta é gratuita para pessoas com deficiência auditiva. Saiba como utilizar o aplicativo:
Selecione uma mensagem de áudio na conversa de WhatsApp;
Em seguida, selecione “Encaminhar”;
Selecione o idioma de transcrição e aguarde a transcrição.
Transcriber
Transcriber faz a transcrição por meio do aplicativo de conteúdos com até um minuto
Reprodução/ Transcriber
O Transcriber para WhatsApp é gratuito para Android e faz a transcrição de conteúdos com até um minuto. Ele suporta vários idiomas, incluindo português.
Dependendo do tamanho do áudio, a conversão pode demorar alguns minutos. Quando o processo é finalizado, a transcrição será exibida em outra janela. O aplicativo permite que visualizar um histórico de mensagens de voz que foram transformadas em texto.
O aplicativo faz as transcrições por meio do Wit.ai, um serviço do Facebook, mostra anúncios e oferece recursos pagos. Veja como usá-lo:
Selecione uma mensagem de áudio na conversa de WhatsApp;
Toque nos três pontinhos;
Escolha a opção “Compartilhar”;
Selecione o “Transcriber” na lista;
Selecione “Transcrever” e toque em “OK”.
Veja as últimas atualizações no WhatsApp
WhatsApp: veja como tirar o ‘online’ do status e aprenda a ‘sair de fininho’ dos grupos
Saiba como se proteger de golpes no WhatsApp
Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »