Mundo

Coreia do Norte pode ter construído novo submarino com capacidade para disparar mísseis


Imagens do dia 18 de setembro de um estaleiro na costa leste do país revelaram seis barcas e embarcações reunidas ao redor do cais da construção, disse a 39 North, que monitora a Coreia do Norte. Imagem de 2019 da agência KCNA mostra momento em que míssil é lançado de submarino da Coreia do Norte
KCNA via Reuters
A Coreia do Norte pode estar se preparando para lançar um novo submarino que talvez seja capaz de disparar mísseis balísticos, informou o think tank 39 North, com sede nos EUA na quinta-feira, citando imagens comerciais de satélite.
Imagens do dia 18 de setembro de um estaleiro na costa leste do país revelaram seis barcas e embarcações reunidas ao redor do cais da construção, disse a 39 North, que monitora a Coreia do Norte.
“A presença de seis navios e barcas nesta área não foi observada antes”, disse o relatório, que concluiu que a atividade sugere preparativos lançar um submarino.
Em 2016, os analistas detectaram sinais de que pelo menos um novo submarino estava sendo construído. Três anos depois, em 2019, a mídia estatal norte-coreana mostrou o líder Kim Jong-un inspecionando um submarino não relatado anteriormente, que foi construído sob “sua atenção especial”.
Coreia do Norte confirma lançamento de míssil balístico por submarino
Na época, não os sistemas de armas do submarino não foram descritos, mas os analistas disseram que o tamanho da embarcação indicava que tinha sido projetada para transportar mísseis.
A Coreia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas só se sabe de um submarino experimental capaz de transportar um míssil balístico.
Não se sabe se o novo submarino de mísseis tem um novo design ou se é baseado em uma classe de submarinos que foram originalmente adquiridos da China, na década de 1970, e posteriormente modificados (isso foi antes da Coreia do Norte começar a produzir seus próprios submarinos).
Neste ano, a Coreia do Norte fez um grande número de testes de mísseis balísticos.
Observadores dizem que a Coreia do Norte fez preparativos para retomar os testes nucleares pela primeira vez desde 2017.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »