Tecnologia

Cientistas criam laser com inteligência artificial para matar baratas


Equipamento usa câmeras e um computador para processar a posição do inseto antes de fazer a neutralização com o calor da luz. Cientistas criam laser com inteligência artificial para matar baratas
Pesquisadores da Universidade Heriot-Watt, no Reino Unido, criaram uma máquina que usa laser e inteligência artificial para matar baratas. Criado por Ildar Rakhmatulin e outros cientistas, o equipamento pode detectar o inseto com alta precisão a uma distância de até 1,2 metro.
A máquina vem sendo preparada desde o ano passado e, agora no mês de setembro, o estudo foi publicado na revista científica internacional “Oriental Insects”.
A inovação foi equipada com duas câmeras que enviam sinal para um computador que, por sua vez, processa a posição da barata. Depois, o calor emitido pelo laser pode matar o inseto.
Barata sendo atingida pelo laser
Reprodução
Eles também fizeram um teste com o laser em baixa intensidade e descobriu-se que, nessa configuração, a barata pode voar, mudando de direção. Por outro lado, ao elevar o nível do equipamento luminoso, o inseto enfim foi neutralizado.
LEIA TAMBÉM:
Conheça o ‘carro voador’ encomendado pela Gol
Cientistas do Japão criam baratas ciborgues para ajuda em desastres
Entenda como laser pode danificar câmera do celular
“O sistema de laser é um método seletivo e ecológico de controle de pragas. É extremamente promissor”, defende Rakhmatulin”. Segundo ele, além das baratas, a máquina pode ser usada para exterminar outros insetos.
Apesar disso, quando a produção em larga escala for iniciada, o uso do equipamento em casa não será recomendado. “Não é adequado para uso doméstico. O laser usado causará cegueira ou danos graves aos olhos.
Cientistas do Japão criam baratas ciborgues para ajudar em desastres
Cientistas do Japão criam baratas ciborgues para ajudar em desastres
Sem espaço no celular? Veja medidas de emergência
Initial plugin text

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »