G1Litoral

Maior navio em comprimento a atracar no Porto de Santos deixa o cais santista


Embarcação deixou o porto nesta quarta-feira (26) às 14h12. Travessia de balsas foi interrompida das 14h às 15h. Navio CMA CGM VELA chega nesta segunda-feira (24), no Porto de Santos
Divulgação
O navio CMA CGM VELA, o maior em comprimento com 347,48 metros, deixou o Porto de Santos, nesta quarta-feira (26). A embarcação de bandeira alemã saiu às 14h12 do Terminal da Santos Brasil (Tecom-3), com destino a Singapura.
O navio atracou na tarde desta segunda-feira (24), por volta das 14h, na margem esquerda do porto, do lado de Guarujá. A operação começou às 13h30 e contou com a escolta da Marinha e da Guarda Portuária. O navio tem a capacidade para transportar 10 mil contêineres.
De acordo com a Marinha do Brasil, durante a manobra para a saída do navio será necessária a interrupção momentânea do tráfego de navios no canal do porto e das atividades portuárias. Além disso, a travessia de balsas entre Santos e Guarujá será interrompida entre as 14h e 15h. Como medida de segurança, nestas duas horas, as balsas não ficarão com veículos e passageiros embarcados.
Aos usuários do serviço de travessia que precisarem se deslocar para uma das duas cidades [Santos e Guarujá], a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo orienta que o percurso seja feito via terrestre.
O Departamento Hidroviário comunicou a suspensão temporária da balsa nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), no site do Departamento e no aplicativo Travessias. A interrupção aconteceu seguindo a determinação da Capitania dos Portos, conforme a portaria 74/2021 e da Marinha do Brasil.
Maior navio porta-contêineres em comprimento chega ao Porto de Santos, SP
Operação
O navio teve dois práticos da Praticagem de São Paulo para ajudar durante o deslocamento do navio no Canal do Porto de Santos. A escolta terá o apoio da Capitania dos Portos de São Paulo, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária.
De acordo com a Praticagem, o trabalho foi monitorado no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), instalado na sede, com sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros, batimetria e redraft e sistema para determinar o calado dinâmico.
Navio
A embarcação tem 347 metros de comprimento e a capacidade para transportar até 10 mil contêineres. Segundo a Praticagem, o navio CMA CGM VELA se aproxima aos da classe ‘New Panamax’, ou seja, embarcações com 366 metros de comprimento e 52 metros de boca, com capacidade para transportar até 14 mil TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) em uma única viagem.
Ainda de acordo com o órgão, tais navios já foram homologados pela Autoridade Marítima para atracar no Porto de Santos, cujo maior navio recebido até o momento foi de 340 metros de comprimento com, em média, 9 mil TEUs.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »