G1Litoral

Santos oferece exames de detecção do câncer de próstata e ações voltadas à saúde do homem no ‘Novembro Azul’


Exames laboratoriais podem ser realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h em uma das
policlínicas do município. Novembro azul: ações intensificam cuidado com a saúde e detecção do câncer de próstata em Santos, SP
Prefeitura de Santos
As unidades de saúde de Santos, no litoral de São Paulo, oferecem a partir desta terça-feira (1), exames de graça para detecção precoce do câncer de próstata. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, de cuidado à saúde dos homens, mulheres trans e travesti.
Os interessados devem procurar uma das policlínicas do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O check-up deve ser solicitado pela equipe de enfermagem, a partir da livre procura dos interessados na unidade de referência do bairro em que residem, sem a necessidade de agendamento prévio de consulta.
Além de testes rápidos, as unidades terão aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, coletas para exame de sangue com contagem de plaquetas, colesterol total e frações, ureia e creatinina (para avaliar a função renal), TGO e TGP (para avaliar a saúde do fígado), TSH e T4 (tireoide).
Para as pessoas com mais de 45 anos, será incluído ainda o exame de PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente será encaminhado a um médico urologista para exames complementares.
Câncer de Próstata
Segundo a Prefeitura de Santos, em 2021, 61 pessoas morreram na cidade por câncer de próstata. Em 2022, foram contabilizados 44 óbitos pela doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o câncer tem possibilidade de cura quando detectado precocemente. Em sua fase inicial, não costuma apresentar sintomas e, por isso, é fundamental realizar anualmente o check-up.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta conforme o avanço da idade. Estima-se que a cada 10 pessoas com a doença, 9 tenham mais de 55 anos. Quem tem histórico de câncer de próstata na família também está mais propenso à doença, além das pessoas com sobrepeso e obesidade.
Sintomas iniciais
Dificuldade para urinar
Demora em começar e terminar de urinar
Sangue na urina
Diminuição do jato de urina
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »