G1Litoral

Quase 20 mil estudantes participam do segundo dia de provas do Enem na Baixada Santista


Candidatos terão até cinco horas para responder a 90 questões. Quase 20 mil estudantes fazem o segundo dia de provas do Enem na Baixada Santista
Shutterstock
Quase 20 mil estudantes irão prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, neste domingo (20), nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O segundo dia do Exame terá provas de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química).
Na Baixada Santista, são quase 20 mil inscritos distribuídos nas nove cidades. Já na região do Vale do Ribeira, mais de 2.600 mil estudantes se inscrevera. Em Apiaí, no Alto Ribeira, são 459 inscritos.
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2022 – será atualizado aqui
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
PROGRAMA AO VIVO COM PROFESSORES – Será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
O primeiro dia do Enem, no domingo passado (13), teve redação sobre comunidades e povos tradicionais e, nas provas de linguagens e ciências humanas, questões citando a skatista Rayssa Leal, o cantor Chico Science e o estado democrático de direito.
Considerado a “cara do Enem” por abordar um problema social, o tema da redação “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” foi elogiado por professores, assim como as questões, consideradas relevantes e atuais.
Para não ter stress e correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame. A fim de evitar qualquer contratempo, o candidato deve sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários (veja mais abaixo). Não se esqueça de que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida.
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. Não é obrigatório levá-lo, mas tê-lo em mãos facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.
O que levar no Enem
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Orientações
Para não ter stress e correr o risco de perder a prova, a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar às 12h no local do exame. A fim de evitar qualquer contratempo, o candidato deve sair com antecedência de casa, conferindo antes se está com a documentação e material necessários. Não se esqueça de que, aos domingos, a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida.
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado neste link. Não é obrigatório levá-lo, mas com ele em mãos facilita para localizar o prédio e a sala onde fará a prova.
LEIA TAMBÉM:
Enem 2022: primeiro dia começa neste domingo (13); quase 3,4 milhões estão inscritos
Estudante que tirou 980 na redação do Enem conta como conquistou a nota; professores orientam a relaxar
Enem 2022: Professor conta como preparou os alunos para o primeiro dia de prova no litoral de SP
Gabarito oficial
De acordo com o Inep, os cadernos de questões e gabaritos oficiais serão divulgados na próxima quarta-feira (23). Os materiais estarão disponíveis no portal do Inep.
Reaplicação
Dos cerca de 3,4 milhões de inscritos, quase 2,5 milhões compareceram no primeiro de prova, segundo dados preliminares do Inep, o que dá uma taxa de abstenção de 26,7%.
O candidato que faltar ao Enem por um motivo justificado poderá pedir a reaplicação, que deverá ser nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Esse direito é válido somente em certas situações, como em caso de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, que precisarão ser comprovadas pelos candidatos, ou problemas logísticos.
Veja aqui mais detalhes de como pedir a reaplicação do Enem 2022.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »