Guarujá

Guarujá amplia 150 atendimentos diários a crianças e adolescentes com TEA

Nova clínica oferecerá serviços como hidroterapia e neuropediatria

Guarujá celebrou a Festa de Santo Amaro, seu padroeiro, com programação especial. O Santo, que dá nome à ilha onde o Município está situado, é conhecido por ter caminhado sobre as águas. A importância do elemento aquático para a vida humana é reconhecida pelo guarujaense Alexandre Moreira. Trabalhador portuário e surfista, ele tem um filho com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e acredita que as atividades de hidroterapia na Clínica Abraçar, inaugurada pela Prefeitura na segunda-feira (15) – Dia de Santo Amaro, contribuirão para a evolução do menino. O equipamento ampliará em até 150 atendimentos diários para crianças e adolescentes com TEA.

A nova clínica também atenderá os familiares dos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O equipamento foi viabilizado a partir da parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a Organização Social Comando, além de emenda parlamentar de R$ 600 mil anuais do vereador Mário Lúcio da Conceição. A inauguração contou com a participação de secretários municipais, o vereador autor da emenda e sua família, o presidente da Organização Social Comando, Vinícius Fernandes Carvalho; e a comunidade. A Clínica Abraçar fica na Rua Aristides Rodrigues de Castro 179 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho. 

 A “Abraçar” é  climatizada, possui piscina para hidroterapia e hidroginástica, além de salas para crianças e adolescentes receberem atendimentos de neuropediatria e fisioterapia. Já os familiares serão acompanhados por um assistente social e um psicólogo. O ingresso dos pacientes na Clínica será a partir de encaminhamento da Secretaria  Municipal de Saúde. 

Abraçados por essa onda

As experiências de Alexandre no surfe e no Porto, como inspetor de grãos, são motivadores para acreditar no poder da água para o desenvolvimento humano. Ele relata que seu filho, hoje com três anos e meio, recebeu o diagnóstico no primeiro ano de vida, no auge da pandemia. Após as primeiras vacinas, há um ano ambos foram abraçados pela Clínica Mundo Azul, inaugurada há um ano, também para crianças com TEA e pela mesma parceria. “O meu moleque evoluiu muito porque é atendido por profissionais da melhor qualidade. Agora vou tentar o encaminhamento para essa nova clínica. Quero que meu filho possa entrar na água para desenvolver mais habilidades”, defende.

Poder público e o terceiro setor

O secretário municipal de Saúde, ressaltou a importância da parceria entre poder público e terceiro setor. “Com a iniciativa é possível trazer as políticas públicas para perto do povo, aproximando a Prefeitura daqueles que mais necessitam. Temos entidades do terceiro setor trabalhando no atendimento ao Transtorno do Espectro Autista com recursos públicos, como estabelecido pela legislação federal desde 2012”, pontuou.

O Hospital Santo Amaro, que também leva o nome do Padroeiro, foi citado pelo secretário de Saúde como exemplo de parceria entre poder público e terceiro setor. “O SUS é o melhor plano de Saúde que temos. O Hospital Santo Amaro, por exemplo,  é uma instituição do terceiro setor que, no ano passado, recebeu R$ 111 milhões da Prefeitura para atender a população SUS”, pontuou.

The post Guarujá amplia 150 atendimentos diários a crianças e adolescentes com TEA first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »