Policia

SC possui 3 praias de naturismo, o maior número do país; conheça


Adeptos da prática podem se deslocar às praias de Pedras Altas, da Galheta e do Pinho. Praia do Pinho, em Balneário Camboriú
PMBC/Divulgação
Santa Catarina possui três praias de naturismo espalhadas pelo estado. O número, segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN), é o maior do Brasil (veja abaixo).
Dentro deste modo de viver, também está a prática de nudismo social, que ocorre nas praias de Pedras Altas, em Palhoça, da Galheta, em Florianópolis, e do Pinho, em Balneário Camboriú, considerada a primeira da modalidade no país.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O naturismo é uma filosofia que prega autorrespeito, autoconhecimento, respeito ao próximo, alimentação saudável e preservação da natureza.
Presidente da FBRN, Paula Silveira avalia que todas as três praias são acolhedoras, cada uma com suas particularidades. “Todas são bem convidativas com suas belezas naturais”, afirma.
Entenda a diferença entre nudismo e naturismo
Veja como chegar às principais praias de Florianópolis
“A praia do Pinho é mais cheia. A da Galheta tem uma extensão maior e as pessoas ficam mais espaçadas. A de Pedras Altas, por conta do acesso mais difícil, tem poucas pessoas e é mais tranquila”, destaca.
Pedras Altas – Palhoça
O mar de Pedras Altas, em Palhoça, na Grande Florianópolis, é tranquilo. Sem ondas, é ideal para aproveitar em família
O caminho à praia, no entanto, não é tão simples. O acesso se dá pela BR-101, a 30 quilômetros de Florianópolis, em direção do sul do Estado. Em seguida, é necessário entrar na localidade de Enseada de Brito, no km 232 da rodovia, e andar por uma estrada à beira-mar, no sentido sul, até chegar ao destino final.
Pedras Altas, em Palhoça
Paula Silveira/ Arquivo pessoal
Em termos de infraestrutura, os dois lados da praia oferecem bar e restaurante. No espaço naturista, há uma pousada, área de camping e estacionamento.
Praia da Galheta – Florianópolis
Segundo a prefeitura de Florianópolis, a Galheta é uma praia de naturismo desde 1986. A prática naturista, no entanto, é opcional.
O mar da Galheta, conforme o município, também é bastante procurado por surfistas que buscam ondas “bem formadas”.
praia da galheta florianopolis
Fernanda Burigo/G1
A Praia da Galheta é ideal para quem curte a natureza em toda a sua plenitude. As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas.
A Federação Brasileira de Naturismo avalia a praia como “ideal para quem curte a natureza em toda a sua plenitude”.
“As grandes pedras arredondadas e lisas que limitam a praia formam um cenário natural paradisíaco e encantador que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas e super limpas”, descreve o site da federação.
Praia do Pinho – Balneário Camboriú
Localizada em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, a Praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil. De fácil acesso, o espaço tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho.
O acesso é pela rodovia Interpraias, através de um trevo da BR-101.
Como é a Praia do Pinho, a 1ª de naturismo do Brasil
Formada por areia clara de espessura média, a praia do Pinho é acessada pela Avenida Rodesindo Pavan. Além da faixa de areia e do mar calmo, o espaço possui pousada, restaurantes e estacionamento privativo. Ao redor, visitantes podem contemplar costões e Mata Atlântica preservada.
Praia do Pinho é considerada a primeira de naturismo do Brasil
Praia do Pinho/Divulgação
A Praia do Pinho ganhou notoriedade nacional através da reportagem, intitulada “Todo mundo nu em Camboriú”, publicada em uma revista de circulação em todo o país no ano de 1984. Em 1986, cerca de 25 pessoas que praticavam o nudismo foram presas no local.
Em 2022, o local ganhou repercussão após um vereador protocolar um projeto de lei para proibir o nudismo, que existe no local desde 1980. A prática de não usar vestimentas no local é um dos principais fundamentos do chamado naturismo.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Veja mais notícias do estado no g1 SC

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »