Tecnologia

WhatsApp age para manter uso do app mesmo que conexão seja bloqueada ou interrompida


A empresa vai permitir o uso de proxy, que é um sistema que serve de intermediário entre duas conexões, ocultando o endereço do usuário que está realmente realizando a conexão. Como acessar o WhatsApp usando um servidor proxy
Divulgação/ WhatsApp
O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (5) que usuários que estão em regiões que restringem o acesso à internet agora poderão usar um servidor proxy, tecnologia que derruba essa limitação (entenda o que é proxy).
Dessa forma, eles poderão manter contato com familiares e amigos sem interferências. A função será disponibilizada gradualmente para usuários de iOS e Android.
Segundo o WhatsApp, será possível “se conectar por meio de servidores configurados por voluntários e organizações do mundo todo dedicados a ajudar as pessoas a se comunicarem livremente”.
A empresa cita como exemplo o Irã que, em setembro, restringiu o acesso à internet no país devido aos protestos por causa que uma mulher morreu após ser presa pela polícia dos costumes.
“A conexão via servidor proxy mantém o alto nível de privacidade e segurança que o WhatsApp fornece e as mensagens pessoais permanecem protegidas com a criptografia de ponta a ponta”, disse.
O acesso do WhatsApp usando um servidor proxy, que são oferecidos por terceiros, não ocorre de forma automática e os interessados devem ativar a conexão (veja mais detalhes abaixo).
‘Big techs’ perdem quase US$ 4 trilhões em valor de mercado em 1 ano
Impressora de maquiagem, carro da Sony e TV sem fio: os destaques da CES 2023
O que é proxy
Proxy é um sistema que serve de intermediário entre duas conexões. O site ou conteúdo que for acessado poderá identificar apenas o endereço do proxy e não do usuário que está realmente realizando a conexão.
No caso de países com censura, o proxy pode ser usado para acessar conteúdos banidos. A solução também é usada quando uma pessoa quer se esconder do mundo virtual.
Mas nem todos os proxies são anônimos. Alguns podem revelar, de forma intencional, o endereço do usuário. Além disso, por ser um intermediário na conexão, a tecnologia também pode ler seus dados.
LEIA TAMBÉM:
Como encontrar lojas e serviços pelo WhatsApp
WhatsApp permite recuperar mensagens apagadas por engano; veja como usar
Saiba como bloquear prints de fotos e vídeos de visualização única no WhatsApp
Privacidade
A empresa informou que o uso de um servidor proxy não altera o nível de privacidade e segurança oferecidos ao usuário.
“Chamadas e conversas pessoais continuam protegidas com a criptografia de ponta a ponta e ficam somente entre você e os demais participantes. Ninguém pode ler ou ouvir o conteúdo das suas conversas, nem mesmo os servidores proxy, o WhatsApp ou a Meta”.
Como acessar o WhatsApp usando um servidor proxy
No Android
Verifique se a versão do WhatsApp é a mais recente.
Na aba Conversas, toque em Mais opções > Configurações.
Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
Toque em Usar servidor proxy.
Toque em Definir servidor proxy e insira o endereço do servidor.
Toque em Salvar.
Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.
No iPhone
Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
No WhatsApp, toque em Configurações.
Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
Toque em Usar servidor proxy.
Insira o endereço do servidor proxy e, em seguida, toque em Salvar para se conectar ao WhatsApp.
Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.
Caso encontre problemas para enviar ou receber mensagens no WhatsApp depois de definir um servidor proxy, é possível que o servidor tenha sido bloqueado. Experimente usar o endereço de outro servidor proxy e tente novamente.

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »