Tecnologia

Almofada robótica, mesa de bicicleta e ‘tradutor’ de bebês: as inovações reveladas na CES 2023


Consumer Electronics Show 2023 acontece em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro. Evento contará com soluções voltadas para saúde, mobilidade e de inteligência artificial. Almofada robótica, ‘mesa de bicicleta’ e mais: as inovações reveladas na CES 2023
Reprodução
A CES 2023 (Consumer Electronics Show) acontece nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, e algumas empresas já começaram a apresentar produtos e soluções que poderão chegar ao mercado no futuro próximo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Entre os destaques, uma fabricante japonesa revelou uma almofada robótica que auxilia na respiração do usuário. Outra companhia apresentou um dispositivo capaz de “ler” a sua urina e “analisar” a saúde da pessoa. Confira os destaques da CES:
Almofada robótica de respiração
Almofada robótica de respiração
Divulgação/Yukai Engineering
A empresa japonesa Yukai Engineering ganhou o Prêmio de Inovação da CES 2023 com o Fufuly, uma almofada robótica que se expande e se contrai para auxiliar a respiração do usuário. A Yukai diz que o equipamento promove uma nova “experiência de descanso” e ajuda a pessoa a se sentir lenta e calma.
A empresa ainda afirma que, para criar o Fufuly, foi preciso analisar estudos sobre respiração. Segundo eles, uma pesquisa feita em parceria com a Universidade de Tóquio mostrou que “o ritmo e a profundidade da respiração foram induzidos de acordo com os movimentos do robô”.
Equipamento que ‘lê’ o xixi
Equipamento da Withings que ‘lê’ o xixi
Reprodução
A organização da feira adiantou que apresentará muitas soluções voltadas para saúde e a fabricante Withings revelou o U-Scan, um equipamento que examina a urina da pessoa para compartilhar informações da sua saúde.
O dispositivo é parecido com o desodorizador sanitário e pode ser acoplado diretamente no vaso. Ele tem um sensor térmico que consegue diferenciar o xixi da água do vaso sanitário. O circuito microfluídico do U-Scan coleta uma amostra da urina, fornecendo detalhes do ciclo menstrual, os níveis de hidratação, nutrientes, análise do pH, entre outros.
Dispositivo ‘traduz’ choro de bebês
Dispositivo que “traduz” choro de bebês
Divulgação/Q-bear
Outro aparelho inusitado (porém útil) é o Q-bear. Apresentado pela empresa Quantum Music, o dispositivo usa inteligência artificial para reconhecer o choro dos bebês e então ajudar os papais. Segundo a empresa, o Q-bear pode “identificar” fome, fralda suja, sonolência da criança e necessidade de carinho.
A empresa explica que, ao identificar o choro, o equipamento leva apenas 10 segundos para fazer o reconhecimento. Depois, ele envia uma mensagem para os responsáveis do pequeno. Se o bebê sentir sono, o Q-bear passa a tocar uma música reconfortante automaticamente.
Elon Musk quer levar pessoas ao redor da Lua: o que se sabe sobre futuras viagens da SpaceX?
VÍDEO: Jovem tira uma selfie por dia durante 15 anos e viraliza nas redes sociais
Mesa de bicicleta
Mesa de bicicleta da Acer
Divulgação/Acer
A Acer revelou na feira a eKinekt BD 3, uma mesa para bicicleta para “trabalhadores combaterem estilos de vida sedentários”. Com ela, a pessoa pode pedalar enquanto trabalha, gerando energia que pode ser utilizada para carregar dispositivos conectados na mesa, como notebooks, celulares e fones de ouvido.
“O eKinekt BD 3 permite que os usuários se exercitem enquanto trabalham, usando a energia cinética da pedalada do piloto para alimentar a máquina e carregar dispositivos”, disse a Acer em comunicado. Ele estará à venda ainda este ano na América do Norte, na Europa, no Oriente Médio e na África.
VÍDEO: dona da Motorola revela conceitos de celular e notebook com telas roláveis
Como escolher impressora 3D

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »