Policia

Conheça os principais pontos turísticos de Cariacica e Serra, no ES


Com praias, lagoas e muitas histórias para contar, as cidades entraram no roteiro turístico do g1, que preparou dicas para quem quer pegar a estrada durante o verão deste ano. Lagoa do Juara, na Serra, ES
Reprodução/TV Gazeta
Os municípios de Serra e Cariacica, ambos da região metropolitana do Espírito Santo, tem muito a oferecer para viajantes que querem desbravar as terras capixabas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Com praias, lagoas e muitas histórias para contar, as cidades entraram no roteiro turístico do g1, que preparou dicas para quem quer pegar a estrada durante o verão deste ano. Confira:
Role a página ou clique nos tópicos abaixo para navegar:
Corredeiras de Maricará
Região de Roda d’Água
Trio Histórico
Parque da Cidade
Jacaraípe
Manguinhos
Lagoa do Juara
Ruínas da Igreja São José do Queimado
Santuário das Formigas Bordadeiras
Cariacica
Corredeiras de Maricará
Corredeiras Maricará, em Cariacica, ES
Claudio Postay
As Corredeiras de Maricará ficam em um espaço público localizado no bairro que leva o mesmo nome. A nascente está na Reserva Biológica de Duas Bocas.
Na época dos jesuítas, a água era utilizada para mover engenhos de cana de açúcar.
A região é ideal para a prática do cicloturismo e para banhos em cachoeiras. Entrada gratuita e sem horário de funcionamento definido, por ser ao ar livre.
Clique aqui para voltar ao início.
Região de Roda d’Água
Bica Roda d’Água, em Cariacica, ES
Claudio Postay
Quem gosta de se aproximar da natureza também conta com a Região de Roda d’Água, na zona rural de Cariacica.
Alguns dos atrativos são: bica e piscina de água natural, mesas de piquenique, churrasqueiras individuais para os almoços de famílias, área de churrasco para reuniões maiores, lanchonete, porções de galinha caipira e acompanhamentos, filé de peixe a palito e música ao vivo.
O local também reúne as principais bandas de congo de Cariacica e é onde acontece, todos os anos, no mês de abril, o Carnaval de Máscaras de Congo.
Clique aqui para voltar ao início.
Trio Histórico
Igreja São João Batista em Cariacica, ES
Claudio Postay
Em Cariacica Sede, há um local que reúne os principais pontos da cidade, chamado de Trio Histórico: a Igreja Matriz São João Batista, a praça Marechal Deodoro da Fonseca e o prédio onde já funcionou a sede da Prefeitura e a Câmara do município.
No local também existe o Centro Cultural Eduartino Silva, recentemente restaurado, onde já funcionou a Rádio Difusora de Cariacica. Visitas apenas nas áreas externas.
Clique aqui para voltar ao início.
Serra
Parque da Cidade
Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra
Divulgação/ PMS
O Parque da Cidade, na Serra, região metropolitana, conta com: bromeliário, pista de caminhada, campo de futebol society, quadra de tênis, pista de skate, playground, entre outros.
Os portões do espaço ficam abertas gratuitamente de segunda a domingo, das 6h às 21h.
Clique aqui para voltar ao início.
Praias e lagoas
Jacaraípe
Praia de Jacaraípe, na Serra, Grande Vitória
Reprodução TV Gazeta
Jacaraípe é o mais famoso balneário da Serra, palco dos shows nacionais no verão. Também é sede de campeonatos de esportes na areia e de surfe.
Conta com boa infraestrutura urbana e turística. Em Jacaraípe, estão a Lagoa do Juara (ou Juá) e a Casa de Pedra, importantes pontos turísticos da cidade.
Clique aqui para voltar ao início.
Manguinhos
Manguinhos, na Serra
Divulgação/ PMS
Famoso pela gastronomia e pelo ambiente bucólico, Manguinhos tem ares de vila de pescadores e conta com diversos restaurantes, sendo palco de um dos principais eventos gastronômicos do Espírito Santo, o Manguinhos Gourmet.
No Carnaval, acontece o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que costuma atrair foliões de outros municípios.
Clique aqui para voltar ao início.
Lagoa do Juara
Conheça a lagoa Juara, na Serra
Há na Serra um belo complexo de lagoas, com destaque para a Lagoa do Juara (ou Juá), onde o restaurante da Associação dos Pescadores serve pratos elaborados com a tilápia, peixe criado no local, que também pode ser adquirido in natura.
Há pedalinhos, artesanato e outras atrações no local.
Clique aqui para voltar ao início.
Pontos históricos e culturais
Ruínas da Igreja São José do Queimado
Sítio histórico de Queimado, na Serra, Espírito Santo
Jansen Lube/ Prefeitura da Serra
Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo.
O local é rico em paisagens, cultural e histórica, e resguarda em seu subsolo registros importantes da ocupação da região, que teve seu ápice no século XIX e hoje se encontra praticamente inabitada.
O terreno onde está o sítio histórico era particular e foi doado para a prefeitura, que fez uma parceria com o Sindicato do Comércio Atacadista para restaurar a igreja. O local foi reinaugurado para o público em 2020.
Clique aqui para voltar ao início.
Santuário das Formigas Bordadeiras
Uma das obras das formigas bordadeiras
Divulgação | Prefeitura da Serra
Localizado em Serra Sede, também na Serra, o Santuário das Formigas Bordadeiras é o lugar onde ainda no ano de 1995 aconteceram os primeiros registros das formigas bordadeiras em folhas.
A intrigante manifestação inicialmente registrava apenas imagens sacras, passou ao longo dos anos para mensagens por meio de perfurações feitas pelas formigas em folhas ainda nas arvores do quintal.
Atualmente, o local oferece espaço de visitação composto por galerias de exposição das folhas bordadas, painéis explicativos, local de oração e santuário onde são realizadas missas.
Horário de visitação: Segunda a sexta, 13h às 16h.
Clique aqui para voltar ao início.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »