G1Litoral

Arco-íris duplo raro colore o céu no litoral de SP; ‘lindo demais’


Moradores se surpreenderam com o fenômeno que foi registrado no início da manhã desta sexta-feira (13). Ao acordar para amamentar o filho, Eloise Anjos foi ‘presenteada’ pela vista do arco-íris em Santos
Eloise Anjos
Um arco-íris duplo, que é considerado raro, coloriu o céu da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (13). Moradores de Guarujá e Santos enviaram fotos do fenômeno ao g1 e afirmaram que se sentiram presenteados por admirar o arco completo, que surgiu logo após as chuvas que caíram durante a madrugada.
Eloise Anjos, que mora no bairro Aparecida, em Santos, acordou às 5h50 para amamentar o filho de oito meses. Segundo a desinger gráfica, ela notou que a luz que entrava na casa dela estava diferente e mais amarelada. Ela foi até a varanda do apartamento e se deparou com ‘esse lindo presente’.
“Foi um privilégio acordar para ‘dar de mama’ para o meu filho e poder ver esse arco-íris. Nunca tinha visto assim de ponta a ponta. Pude sentir a soberania de Deus e mais uma vez reconhecer e lembrar que Ele se faz presente em todos os detalhes, que Ele é o criador”, declarou.
Em Guarujá, Daniela Nascimento, registrou a foto do arco-íris por volta das 5h35
Daniela Nascimento
Quem também viu o arco-íris foi Daniela Nascimento, de 41 anos. Ela mora em Guarujá e estava no trabalho, onde atua como auxiliar de tráfego. Ela registrou a foto, por volta das 5h35, assim que olhou para o céu e viu as cores. “Sensação de gratidão, pois a palavra de Deus diz que o arco-íris seria uma aliança de Deus com os homens na terra”.
O fenômeno acompanhou Fábio Araújo, de 44 anos, de casa até o local de trabalho, em Guarujá. Segundo o porteiro, ele estava saindo de casa quando viu o arco-íris. Assim que embarcou no ônibus e durante o percurso, ainda foi possível ver as cores no céu. “Lindo demais. Se você ver bem, tem um arco-íris e outro ‘fraquinho’ perto, são dois arco-íris”, ressaltou.
Fábio Araújo, de Guarujá, contemplou o arco-íris enquanto ia ao trabalho
Fábio Araújo
Evento raro
Sobre o arco duplo, o meteorologista Franco Cassol afirmou que é um evento raro de acontecer. “Depende da interação do sol com as gotículas de água líquida suspensas, como gotas de chuva. No caso do arco-íris duplo tem de haver com gotas de diferentes tamanhos nas camadas da atmosfera, para a refração ocorrer duas vezes”, esclareceu.
Conforme explicado ao g1 pelo especialista, o arco-íris é um é um fenômeno óptico. “A refração é como se fosse um desvio, a luz solar que passa pelas gotículas de água sofre refração e reflexão, e então é dispersada na forma de todas as cores do arco-íris. No caso, os raios solares são espalhados na forma das cores do espectro visível”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »