Tecnologia

Como está sendo feita a primeira ‘impressão’ de casa com dois andares dos EUA


Residência de três quartos com 370 m² está sendo construída com impressora de 12 toneladas. Máquina solta camadas de concreto para levantar paredes. Empresa usa impressora 3D para construir casa de dois andares
Casas feitas com impressoras 3D já são uma realidade, mas costumam ser pequenas e ter apenas um andar. Agora, uma empresa nos Estados Unidos trabalha na primeira “impressão” de uma casa com dois andares no país.
O projeto, que está sendo feito em Houston, no Texas, usa uma máquina de 12 toneladas que solta camadas de concreto para subir as paredes. A expectativa é que sejam necessárias 330 horas de impressões para finalizar a estrutura.
Todo esse tempo será usado para construir uma casa de três quartos com 370 m², que deverá ficar pronta no segundo semestre de 2023. Ela será vendida para uma família que prefere permanecer anônima.
Impressora de 12 toneladas levanta paredes de casa com várias camadas de concreto
Divulgação/Hannah
Para a arquiteta Leslie Lok, cofundadora do estúdio Hannah e designer da casa, o modo alternativo de construção traz novos desafios. Mas a lógica do projeto pode ser usada em projetos maiores.
“Mesmo sendo uma casa unifamiliar, a intenção do projeto é realmente pensar em como podemos projetar, desenvolver e imprimir habitações multifamiliares”, contou Lok à Reuters.
“No projeto desta casa, não pensamos apenas nas plantas baixas gerais e no uso, mas também projetamos o caminho de impressão, como a impressora fará, onde começa e onde termina”, completou.
O modelo usado na casa também é novidade para quem está envolvido no dia a dia a obra. “Embora o concreto seja um material antigo em geral, a impressão 3D de concreto é algo novo”, disse Hikmat Zerbe, chefe de engenharia estrutural da Cive, outra empresa responsável pela construção.
LEIA TAMBÉM:
As fotos da Starship, nave que a SpaceX vai usar em viagens ao redor da Lua
ChatGPT: o robô conversador que viralizou por ter resposta para (quase) tudo
Início da construção de casa feita com impressora de concreto
Divulgação/Hannah
Casa feita com impressora de concreto nos EUA terá dois andares e 370 m²
Divulgação/Hannah
Expectativa é de que impressora leve 330 horas para finalizar estrutura de casa
Divulgação/Hannah
Objetivo é que, no futuro, impressora 3D seja usada para construir prédios maiores
Divulgação/Hannah

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »