Tecnologia

Venda de PCs registra forte queda em 2022


Risco de recessão global e excesso de equipamentos no mercado são os principais culpados. Redução é a pior desde 2011 e interrompe crescimento consecutivo de três anos, segundo estudo. Blog dá dicas do que ficar de olho na hora de comprar um computador novo
Brendan McDermid/Reuters

O mercado de PCs sofreu uma forte queda em 2022 em relação ao ano passado, segundo estudos de consultorias especializadas (Canalys e Gartner), divulgados nesta quarta-feira (11).
Veja as principais conclusões dos estudos:
A queda geral do ano foi de 16% em comparação com o ano passado, segundo as duas empresas;
No quarto trimestre, a redução chegou a 28,5%, segundo a Gartner;
A diminuição de 16% é a maior desde 2011 e interrompeu uma série de crescimento em três anos consecutivos, de acordo com a série histórica da Canalys.
Por que caiu?
Especialistas consideram que o cenário incerto da economia global, com expectativa de recessão, foi um dos principais fatores por trás da queda.
“Como muitos consumidores já têm PCs relativamente novos que foram comprados durante a pandemia, a falta de acessibilidade está substituindo qualquer motivação para comprar, fazendo com que a demanda por PCs caia para o nível mais baixo em anos” afirmou, Mikako Kitagawa, Analista Diretor do Gartner.
LEIA TAMBÉM:
‘Big techs’ perdem quase US$ 4 trilhões em valor de mercado em 1 ano
Coração partido’: funcionários do Twitter reagem após demissões
Expectativa
A expectativa em 2023 é de mais um ano com queda nos pedidos, mas o analista da Canalys Ishan Dutt tem uma perspectiva otimista.
Ele afirma que os resultados ruins de 2022 e o previsto para este ano ainda têm taxas totais de PCs maiores do que o registrado no pré-pandemia.
“Assim que empresas e consumidores enfrentarem a tempestade, esperamos que as compras represadas comecem a impulsionar o mercado no final de 2023, com impulso em 2024. Isso será reforçado por um aumento na demanda por educação nos principais mercados, à medida que os dispositivos implantados durante o pico da pandemia atingem o fim de seu ciclo de vida.”

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »