Tecnologia

‘Big techs’ demitem mais de 50 mil pessoas em 3 meses


Google, Microsoft, Meta, Amazon e Twitter anunciaram demissão nos últimos meses. Cenário econômico enfraquecido e queda no número de anúncios explicam o mau momento. Demissões nas big techs: o que está acontecendo com Google, Microsoft, Meta e Amazon
O Google anunciou nesta sexta-feira (20) a demissão em massa de 12 mil funcionários em todo o mundo, o que representa 6% de sua força de trabalho, segundo a agência Reuters.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O anúncio vem dois dias depois de a Microsoft também oficializar o corte de 10 mil pessoas. Em apenas três meses, as grandes empresas de tecnologia já desligaram mais de 50 mil colaboradores.
A desaceleração macroeconômica e a queda na receita com propaganda explicam o cenário negativo.
Veja quem demitiu e quantos foram desligados:
Twitter: cortou 3.700 funcionários;
Meta (Facebook/Instagram/WhatsApp): cortou 11 mil funcionários;
Microsoft: cortou 10 mil funcionários;
Amazon: cortou 18 mil funcionários;
Alphabet (Google): cortou 12 mil funcionários.
O que explica esse cenário
Analistas veem uma combinação de menos vendas, com o declínio da pandemia, e menos anúncios, dada a atual situação econômica dos Estados Unidos.
“Muitas dessas empresas cresceram em 2020, e aí depois houve a queda. No auge da pandemia, a digitalização aumentou. Todo mundo estava em casa, muitos recebem auxílio do governo, e as pessoas gastaram mais online”, explica ao g1 Arthur Igreja, especialista em tecnologia e inovação e professor convidado da FGV.
“As big techs precisavam de pessoas para suportar a demanda, mas esse crescimento não se manteve após a flexibilização do isolamento causado pela Covid”, completa.
As “big techs”, como são conhecidas Apple, Microsoft, Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp), Alphabet (dona do Google) e Amazon, vivem um mau momento. Nos últimos 12 meses, elas perderam juntas quase US$ 4 trilhões em valor de mercado.
Os dados são de um levantamento feito por Einar Rivero, do TradeMap, a pedido do g1, comparando os valores de mercado no último dia 4 com os de 1 ano atrás.
LEIA TAMBÉM:
Por que gigantes da tecnologia estão demitindo em massa
Google anuncia demissão de 12 mil funcionários
Facebook e Instagram vão rever proibição de mamilos femininos
A queda das ‘big techs’
Arte/g1
VÍDEOS: Tecnologia

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »