Tecnologia

Artistas processam empresas que geram arte com IA por violação de direitos autorais


Artistas acusaram Stable, Midjourney e DeviantArt de usarem suas obras sem o consentimento para treinar inteligência artificial de imagens. Artistas processam empresas que geram arte com IA por violação de direitos autorais
Reprodução/Stability IA
Três artistas dos Estados Unidos estão processando as plataformas Stable (Stability IA), Midjourney e DeviantArt por violação de direitos autorais. Segundo o trio, as empresas usaram suas obras para treinar a inteligência artificial (AI, em inglês) sem autorização.
Essas ferramentas, assim como o DALL-E 2, da OpenAI, têm viralizado porque são capazes de gerar artes a partir de uma descrição textual.
Funciona assim: você pode escrever algo como “imagem com o Neymar comendo pizza”. Em poucos segundos, a AI retorna com a arte solicitada. Para gerá-las, essas tecnologias se baseiam em imagens disponíveis na internet.
Serviço de computação em nuvem da Microsoft terá ChatGPT
Assinar documento com apps é permitido no Brasil? Entenda
Sarah Andersen, Kelly McKernan e Karla Ortiz, artistas que entraram na justiça, alegam que Stability IA, Midjourney e DeviantArt copiaram cinco bilhões de imagens “sem o consentimento dos artistas originais”.
“Ouvimos pessoas de todo o mundo: escritores, artistas e programadores, que estão preocupados com essas AIs, que são treinadas com grandes quantidades de trabalhos protegidos por direitos autorais sem consentimento”, disse o advogado Matthew Butterick, que representa Sarah, Kelly e Karla.
Além delas, essas ferramentas também estão na mira de outras empresas. Ontem (17), a Getty Images, uma das principais empresas de banco de imagens, anunciou que está processando a Stability AI no Reino Unido pelo mesmo motivo.
Segundo a Getty, a Stability “copiou e processou ilegalmente milhões de obras protegidas por direitos autorais e os metadados associados detidos ou representados pela Getty na ausência de uma licença para beneficiar os interesses comerciais”.
LEIA TAMBÉM:
Como encontrar lojas e serviços pelo WhatsApp
Saiba como transformar áudios do WhatsApp em textos
Móveis, eletrônicos e até ‘pássaro azul’: objetos do Twitter são colocados em leilão nos EUA

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »