Politica

Ministro da Defesa anuncia novo comandante do Exército e fala em ‘estancar fratura no nível de confiança’


Questão dos acampamentos e os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro contribuíram para a decisão, afirmou o ministro José Múcio Monteiro após reunião com o presidente Lula. Lula em reunião com general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército
Ricardo Stuckert/Presidência
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, confirmou na noite deste sábado (21) que o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva será o novo comandante do Exército brasileiro.
Mais cedo, Lula demitiu o general Júlio César de Arruda do cargo.
Segundo Múcio, a troca aconteceu devidos aos últimos acontecimentos em Brasília, que causaram uma “fratura no nível de confiança” entre o atual governo e a instituição.
“Evidentemente que depois desses últimos episódios, a questão dos acampamentos e a questão do dia 8 de janeiro, as relações, principalmente no Comando do Exército, sofreram uma fratura no nível de confiança e nós achávamos que nós precisávamos estancar isso logo de início até pra que nós pudéssemos superar esse episódio”, declarou Múcio à imprensa.
Múcio afirmou, ainda, que com a troca o governo está “investindo mais uma vez na aproximação das nossas Forças Armadas com o governo do presidente Lula”.
Exército: Critério da antiguidade foi usado na escolha do novo comandante, Gen Tomás Miguel Ribeiro Paiva
As declarações foram dadas após reunião de Lula com Múcio e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na noite deste sábado, no Palácio do Planalto.
Na declaração à imprensa após a reunião, Múcio aproveitou para apresentar o novo comandante do Exército. “Queria apresentar aqui aos senhores, o seu substituto, o general Tomás que, a partir de hoje, é o novo comandante das Forças Armadas, do Exército Brasileiro”, declarou Múcio.
“Os senhores posteriormente terão condições de conversar com ele melhor, porque hoje foi um dia de muitas tratativas e, a partir da próxima semana, quando houver oficialmente a passagem, os senhores vão ter oportunidade de conversar com ele e relatar tudo o que aconteceu”, completou o ministro da Defesa.
O presidente Lula desembarcou em Brasília no final da tarde deste sábado, após cumprir agenda em Roraima para tratar da crise huminitária do povo Yanomami.
Ele usou as suas redes sociais para desejar um bom trabalho ao novo chefe do Exército. “Hoje, junto com o ministro da Defesa, José Múcio, conversei com o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, o novo comandante do Exército. Desejo um bom trabalho ao general”, escreveu Lula.
No Twitter, Lula apresentou o novo comandante do Exército
Reprodução/Twitter
Perfil
O general Tomás Miguel Ribeiro Paiva é o novo comandante do Exército. Até então, ele era o comandante militar do Sudeste.
Experiente, era o segundo na lista de generais que poderiam se tornar comandantes na gestão do ministro Múcio.
Em 2019, ele havia assumido o posto de general de Exército, o mais alto da carreira militar. Na época, passou a integrar o Alto Comando do Exército, órgão colegiado onde são discutidos temas da Política Militar Terrestre e assuntos de interesse do comandante do Exército.
Nascido na cidade de São Paulo, ele iniciou a carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981.
Atuou em misssão do Exército no Haiti como Subcomandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz e foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de janeiro (RJ), em 2012.
Também já comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília (DF), foi ajudante de ordens do presidente Fernando Henrique Cardoso e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador.
O general também chefiou o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília, quando o general Villas Boas comandou a força, e comandou a 5ª Divisão de Exército, em Curitiba (PR).

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »