Tecnologia

Quer entrar na onda e testar o ChatGPT? Veja quais tarefas do dia-dia ele consegue fazer (talvez melhor do que você)

Em poucos segundos, polêmico robô conversador tira dúvidas, compartilha receitas culinárias, cria respostas para e-mails, resume textos, planeja viagens, faz redação… Mas tem suas limitações. ChatGPT: como usar o robô no dia a dia
A esta altura você provavelmente já ouviu falar do tal ChatGPT… Desde o fim do ano passado, o robô conversador vem ganhando holofotes por ser capaz um sem-número de tarefas em poucos segundos e, às vezes, tão bem ou melhor do que um humano.
O ChatGPT pode ser testado em um site, de graça: mais de 1 milhão de pessoas já fizeram isso (veja como). Mas, no futuro, ele deverá ser uma ferramenta que vai fazer parte de aplicativos que a gente já usa no dia a dia.
A Microsoft, parceira que tem investido bilhões no desenvolvimento do robô, já estaria planejando introduzir o ChatGPT no Word, Outlook e PowerPoint.
Quer entrar na onda e testar o ChatGPT? Confira 8 possibilidades para experimentar já:
1) 🔢 Bom de cálculo: o ChatGPT sabe lidar com números e ajuda com problemas de matemática. Segundo o próprio robô, ele tem habilidade com matemática básica, como contas de adição, subtração, multiplicação e divisão. “Também posso calcular raízes quadradas, potências e outras operações mais avançadas”, disse ele ao g1.
2) 👅 Mais que bilíngue: o ChatGPT pode ser uma alternativa ao Google Tradutor, mas é importante lembrar que, como é apenas um “modelo de linguagem”, sua precisão na tradução pode variar. Até por isso, ele aconselha você a procurar uma alternativa de revisão depois. O “chatbot” traduz textos em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo e espanhol.
3) 🔎 Rival da busca do Google, maaaaaaas…: o robô é capaz de tirar dúvidas sobre qualquer tema: acontecimentos históricos e informações gerais. Mas, cuidado. Diferente do Google, ele não gera links nem fornece a fonte da informação.
Outra limitação: seus “conhecimentos” são baseados em dados colocados na internet até 2021. E a própria capa do site onde é possível testar o robô avisa que ele “pode dar informações erradas ou falsas”.
O próprio presidente-executivo da OpenIA, Sam Altman, admite: “É um erro confiar nele para qualquer coisa importante agora. É uma prévia do progresso; temos muito trabalho a fazer em robustez e veracidade”.
4) 🧾 Habilidade de escrita que impressiona: no cotidiano, a inteligência artificial permite o uso para responder e-mails, fazer resumos de textos, sugerir perguntas a partir de um texto fornecido, entre outras possibilidades. Pensa em usar na escola? Tem professor que já está desmascarando o “autor” robótico por aí…
SAIBA MAIS: ChatGPT escreve redação do Enem em 50 segundos; saiba quanto ele tiraria
5) 💌 Sem ideia para montar uma mensagem? Pede uma mãozinha: ele redige diferentes tipos de textos, como mensagens motivacionais, de aniversário, de boas-vindas e respostas a perguntas. Compartilhando mais informações com o chatbot, é possível gerar mensagens personalizadas para diferentes ocasiões.
6) 👩‍🍳 A fim de um lanchinho? Ele tem a receita: o ChatGPT tem várias receitas culinárias, como de bolos, tortas, pratos principais e sobremesas. Além de compartilhar a lista de ingredientes, o robô também fornece o modo de preparo. Nos testes do g1, ele deu o passo a passo para fazer bolo de laranja, pão de queijo e brigadeiro, por exemplo.
7) 📝 Planejador: a inteligência artificial ainda te ajuda a organizar tarefas rotineiras: começar a treinar, correr aos poucos, programar uma viagem, planejar aula ou iniciar um curso.
8) 💞 ‘Conselheiro’: não sabe o que dar de presente para sua mãe? Como escrever uma mensagem motivacional para o seu amigo ou qual filme assistir no Globoplay no próximo fim de semana? O robô também consegue dar dicas sobre vários temas. Você ainda pode compartilhar informações específicas para obter respostas mais precisas.
Ele também responde a perguntas existenciais e interage com frases emocionais, como “estou triste”. Mas, ainda na capa do site, a Open AI diz que “ele não é feito para dar conselhos” e poderá exibir conteúdo enviesado ou mesmo ofensivo.
‘Foi uma tortura’: o trabalho nos bastidores para tirar conteúdo tóxico do robô ChatGPT
Como testar
Qualquer pessoa pode testar o chatbot da OpenAI por meio de um site, gratuitamente. Basta criar uma conta (login e senha). Mas é preciso ter paciência: com tanta gente tentando, o site tem apresentado instabilidades constantes. Veja o passo a passo:
Acesse o site chat.openai.com/chat;
Toque em “Sign up” para criar uma conta;
Depois, “Create an OpenAI account”;
Informe um e-mail, senha e confirme a criação da conta;
Após a confirmação, toque em “Try it” no topo da tela;
Inicie a conversa com o ChatGPT.
Durante o período de teste, pode haver instabilidade devido ao número alto de acessos.
LEIA TAMBÉM:
Como é ter um chip no corpo: brasileiros contam
Chamada de vídeo 3D, tatuagem digital, impressora de sobrancelha: os destaques da maior feira de tecnologia do mundo

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »