
A partir de segunda-feira (30), salas de vacina da Cidade terão programação especial para quem quiser se imunizar. Guarujá lança novo cronograma de vacinação para Febre Amarela
Hygor Abreu
Um novo cronograma de imunização para febre amarela será implantado em Guarujá, no litoral de São Paulo, a partir desta segunda-feira (30). A medida foi tomada para se evitar desperdício de doses na cidade.
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, podem se vacinar com a primeira dose crianças a partir de 9 meses. A segunda dose é aplicada aos 4 anos. Já os maiores de 5 anos que não tenham registro de imunização também podem se proteger contra a doença com uma dose única.
A cidade recebeu 2 mil doses de vacina contra a febre amarela, sendo que o habitual é trabalhar com 4 mil doses. Um frasco, por exemplo, rende 10 doses. Por isso, a prefeitura montou um esquema de imunização para evitar a perda do imunizante e que as pessoas fiquem sem a vacina até que o abastecimento seja normalizado.
A vacina contra a febre amarela é necessária em caso de viagem para áreas com casos confirmados da doença, por exemplo. A dose deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco.
Segundo a prefeitura, o município não oferece mais o serviço de confecção do certificado exigido por alguns países. Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, o interessado deve acessar o site do governo federal, com uma antecedência mínima de 15 dias antes da viagem.
Febre amarela
Pele e mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são algumas das complicações que a febre amarela pode causar. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa.
A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação, além do risco de reurbanização do contágio em áreas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. A prevenção de surtos e óbitos depende de ações preventivas, como a vacinação.
Confira o novo esquema de vacinação na Cidade:
Segundas e quartas-feiras: Usafas Boa Esperança, Jardim dos Pássaros, Santa Cruz e Perequê
Terças e sextas-feiras: UBS Vila Baiana, UBS Morrinhos, Usafa Las Palmas e UBS Pae Cará
Quartas e quintas-feiras: UBS Vila Alice US Santa Rosa, Usafa Sítio Conceiçãozinha e Usafa Vila Zila
Quinta e terças-feiras: UBS Pernambuco, Usafa Jardim Conceiçãozinha, Usafa Cidade Atlântica e Usafa Vila Edna
Sexta e segundas-feiras: Usafa Jardim Brasil, Usafa Jardim Progresso, Usafa Vila Áurea e Usafa Vila Rã
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos