G1Litoral

De peixe a filhote de jacaré: veja o que os moradores encontraram após o temporal que inundou o litoral de SP; VÍDEO


Bertioga e Guarujá são as duas cidades da Baixada Santista mais castigadas pelo temporal que atingiu a região entre sábado (18) e domingo (19). Filhote de jacaré foi encontrado em enchente em Guarujá e peixe foi encontrado dentro de casa alagada em Bertioga
ZN Litoral e Leandro Sampaio/g1
Em meio à enchente que castigou as cidades da Baixada Santista, principalmente Bertioga e Guarujá, moradores se depararam com situações inusitadas, como encontrar um peixe na cozinha e um filhote de jacaré no meio da via.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em Bertioga, a equipe da TV Tribuna, afiliada da Globo, registrou um peixe próximo ao banheiro de uma das casas no Condomínio Morada da Praia (veja o vídeo abaixo).
Já em Guarujá, uma imagem que circula nas redes sociais chamou a atenção dos moradores: um filhote de jacaré foi encontrado no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Segundo apurado pelo g1, o Instituto Gremar foi acionado e resgatou o animal do local.
Peixe é encontrado dentro de casa em Bertioga após forte chuva
Em nota, o Instituto informou que devido à expansão das cidades e a redução do habitat natural do réptil, encontrar jacarés em regiões habitadas tem se tornado algo comum.
A bióloga do Instituto Gremar, Rosane Farah, informou que trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), espécie comum na região, sendo encontrada em rios, lagos e áreas alagadas, como mangues. “É um animal que pode atingir até 3 metros de comprimento e, geralmente, possui corpo esverdeado. Durante a fase de acasalamento fica com a região do papo amarelada”.
A espécie, segundo a bióloga, alimenta-se de diversas presas encontradas no habitat natural, desde invertebrados como moluscos, até outros répteis, peixes, mamíferos e aves que conseguir capturar.
O animal permanece com o Instituto para realização de exames. “Trata-se de um indivíduo juvenil, com pouco mais de 1 metro, sem lesões aparentes, que foi encontrado por um munícipe que nos acionou”.
Filhote de jacaré-de-papo-amarelo foi encontrado em meio à enchente, no bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá (SP)
Instituto Gremar/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Veja o que se sabe sobre os estragos causados pelo temporal que castigou as cidades da Baixada Santista
Bertioga e Guarujá estão em estado de calamidade pública após temporal que castigou o litoral de SP
Simone Tebet visita desabrigados após temporal que atingiu o litoral de SP: ‘atenção emergencial’
Temporal faz turistas trocarem praias por quartos de hotéis no litoral de SP: ‘estragou o carnaval’
GIF mostra passagem de nuvens pelo Litoral Norte de São Paulo
Arte/g1
Forte chuva
A Prefeitura de Bertioga, informou que o Governo Estadual publicou o Decreto 67.502/23, declarando estado de calamidade pública. A cidade permanece com pontos de alagamentos em diversos bairros. A Defesa Civil e equipes da administração seguem em alerta, trabalhando para prestar apoio às pessoas atingidas e minimizar os impactos causados pelas chuvas.
Até o momento, 17 pessoas desalojadas foram abrigadas na Quadra da Escola José de Oliveira, no Rio da Praia. A Aldeia Rio Silveira, localizada na divisa de Bertioga, também foi impactada pelas chuvas. A prefeitura está trabalhando em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para prestar a assistência necessária.
Infográfico mostra fatores que contribuíram para concentração de chuva no Litoral Norte de São Paulo no dia 19 de fevereiro de 2023
Arte/g1
Equipes de diversas secretarias da Prefeitura de Guarujá estão mobilizadas desde a madrugada de domingo (19) para atender e cuidar das 190 pessoas desalojadas. O Ministério do Planejamento se colocou à disposição do município, enquanto o Governo Estadual declarou estado de calamidade pública para a cidade.
Um Gabinete de Crise foi criado e ficou definida a abertura de dois polos para abrigar as pessoas removidas preventivamente de suas casas. Os munícipes desalojados recebem o acolhimento seguro, alimentação, higienização, roupas limpas, cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Deixe seu comentário sobre esta noticias

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »