VÍDEO: veja túnel oculto descoberto na Grande Pirâmide de Gizé por meio de raios cósmicos

O túnel tem um teto triangular e foi encontrado a face norte da pirâmide do rei Quéops, o planalto onde fica o mausoléu construído há mais de 4.500 anos. Veja túnel oculto descoberto na Grande Pirâmide de Gizé
Foi utilizando uma técnica de imagem baseada na radiografia de raios cósmico que cientistas conseguiram espiar dentro de uma estrutura até então desconhecida num dos monumentos mais famosos do mundo, a Grande Pirâmide de Gizé.
Na última terça (2), o grupo de pesquisadores anunciou a descoberta da passagem escondida de nove metros de comprimento e dois metros de largura.
A descoberta foi realizada graças ao projeto ScanPyramids, uma missão científica internacional que estuda o interior das pirâmides sem a necessidade de escavações (veja VÍDEO acima).
Isso só é possível porque os cientistas do projeto usaram técnicas de imageamento não invasivas e não destrutivas chamadas de radiografia de múons, desenvolvidas no Japão pela Universidade de Nagoya.
A missão analisa o interior da pirâmide desde 2015 e esse método consegue detectar possíveis vazios ou estruturas internas desconhecidas, já que nesta técnica as partículas de múon penetram em objetos sólidos com mais eficiência do que os raios-X.
De acordo com Christian Grosse, professor de testes não destrutivos da Universidade Técnica de Munique e um dos principais membros do projeto, várias outras técnicas de varredura também foram implantadas para localizar o túnel, incluindo medições de ultrassom.
Já o vídeo da estrutura foi feito por meio de um endoscópio, que mostrou o interior do corredor.
O túnel tem um teto triangular e foi encontrado a face norte da Grande Pirâmide do rei Quéops, o planalto onde fica o mausoléu construído há mais de 4.500 anos.
Um corredor escondido dentro da Grande Pirâmide de Gizé foi descoberto por pesquisas do projeto Scan Pyramids, do Ministério de Turismo Egípcio de Antiguidades.
Reprodução/Reuters
Segundo o arqueólogo Zahi Hawass, que chefia o comitê científico responsável, é “muito possível” que o túnel “proteja alguma coisa”. “Na minha opinião, protege a verdadeira câmara mortuária do rei Quéops”, disse o também ex-ministro de antiguidades do país.
A Grande Pirâmide de Gizé, a maior das três da Necrópole de Gizé, é a última das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé. Com 139 metros de altura e 230 metros de largura, fica ao lado da Esfinge e das pirâmides de Quéfren e Miquerinos.
Em 2017, cientistas do ScanPyramids revelaram a presença de um enorme buraco na pirâmide, do tamanho de um avião de passageiros.