Politica

Após queixas e derrotas no Congresso, Lula deve voltar à articulação política na semana que vem e planeja reuniões com a base

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir na próxima semana com parlamentares da base aliada no Congresso.
Segundo ministros do Palácio do Planalto ouvidos pelo blog, o encontro deve representar o retorno de Lula ao centro das articulações políticas.
A expectativa é que o presidente afine todas as arestas levantadas por parlamentares nas últimas semanas.
Ao blog, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o encontro deve servir para que Lula demonstre aos parlamentares que todos os acordos serão cumpridos.
Enquanto tenta retomar o controle dos partidos aliados, o governo também deve dar início a uma nova ofensiva a parlamentares de siglas da oposição, como o PL e o PP. O Planalto já negocia com ao menos 30 congressistas dessas legendas.
Em reservado, congressistas têm repetido que há falhas na interlocução do Planalto.
Na última terça-feira (2), Lula chegou a ouvir do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que a articulação política do governo precisa melhorar e que havia falhas nos compromissos firmados para atrair apoio, como a distribuição de emendas parlamentares.
Um dia depois, na quarta (3), a Câmara aprovou a derrubada de dispositivos modificados por Lula no marco legal do saneamento básico. Foi a primeira derrota do governo no Parlamento.
Na votação da proposta, três partidos com ministérios, por exemplo, votaram em peso pela derrubada dos trechos:
MDB: 31 votos a favor de 32;
PSD: 20 votos a favor de 27;
e União Brasil: 48 votos a favor.
Em um recado ao chefe da articulação política, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Lula disse esperar que ele tenha a “capacidade de organizar, de articular, que ele teve no conselho, dentro do Congresso Nacional”.
“Aí vai facilitar muito a vida”, disse em cerimônia de instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »