Menino de 13 anos faz pluviômetro caseiro e auxilia o Cemaden no monitoramento das chuvas

Adolescente de Santos (SP) passa dados sobre o volume de chuva ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Ele sonha em ser meteorologista. Menino de 13 anos faz pluviômetro caseiro e monitora chuvas de Santos (SP)
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos/Divulgação
Um adolescente de 13 anos fez um pluviômetro e está fornecendo informações sobre o volume de chuva em Santos, no litoral de São Paulo, ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O equipamento é usado para coletar e medir a chuva em milímetros.
Ao g1, Diego Henrique Santos Costa Silva contou que começou a se interessar por meteorologia há quatro anos, quando parte da casa, onde morava com a família, desabou durante uma madrugada de fortes chuvas. “Eu quis me aprofundar no assunto para entender o que tinha acontecido”, explicou.
Esse interesse pela área foi identificado pela professora de ciências da Escola Estadual Emílio Justo, onde Diego estuda. A profissional o convidou para ensinar aos alunos de outras turmas como manusear um pluviômetro [ele ainda não tinha feito o material].
Após desempenho e dedicação sobre o tema, o menino foi inserido em um programa educativo da Defesa Civil de Santos, que ensina estudantes sobre a prevenção de deslizamentos. Foi lá que, em uma das aulas, fez o pluviômetro caseiro com a ajuda de duas outras estudantes.
Diego explicou que equipamento foi feito com uma garrafa pet cortada. No interior dela, como base, tem argila, enquanto do lado de fora as marcações em milímetros.
O pluviômetro fica no muro da casa do estudante e todos os dias, às 13h, Diego faz as anotações das últimas 24h. Todas as segundas-feiras, às 14h, ele manda os dados coletados durante a semana para o Cemaden. Essa tem sido a rotina do aluno há sete meses.
Diego Henrique Santos Costa Silva começou a se interessar por meteorologia quando parte da casa onde morava com a família desabou
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos/Divulgação
Sonho
Diego afirmou que não pretende parar. “Eu quero ser meteorologista ou, mesmo que eu não seja um meteorologista, eu quero fazer parte da Defesa Civil”. Enquanto o estudante conversava com a reportagem, era possível ouvir a mãe Maria Raimunda Santos Costa, de 52 anos, emocionada dizendo: “Filho, que lindo. Parabéns”.
A mãe orgulhosa contou que o quando chove forte o menino veste uma capa e vai até os imóveis vizinhos: “Vai olhar as casas porque aqui [no bairro Vila Progresso] tem muitos deslizamentos. Ele faz foto, vídeo e manda para o Cemaden. Eu ajudo em tudo o que está ao meu alcance”.
Como calcular o volume de chuva
Saiba como se calcula o volume de chuva
O cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos