Após Janja reclamar de ausência de mulheres em foto de assinatura de MP, Lula chama primeira-dama para discursar

Presidente e primeira-dama participaram, no Ceará, de assinatura de medida provisória para retomada de obras em escolas. No discurso, Janja disse que mulheres contribuem para fortalecimento do MEC. Janja discursa após alertar sobre a ausência de mulheres em foto de assinatura de MP
A primeira-dama Janja da Silva alertou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (12), durante o evento de assinatura de uma medida provisória, que não havia mulheres na fotografia oficial do ato. Lula então chamou Janja para discursar.
O evento ocorreu na cidade do Crato, no Ceará. A medida provisória é sobre retomada de obras paralisadas de escolas.
No momento da assinatura, Lula foi rodeado pelos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Camilo Santana, da Educação, além dos governadores da Bahia, Jerômino Rodrigues, e do Ceará, Elmano de Freitas.
Nenhuma das oito mulheres presentes no palco, incluindo Janja e a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, foram convidadas para a assinatura, registrada pelo fotógrafo pessoal de Lula, Ricardo Stuckert.
Logo após a foto, Janja reclamou com o presidente o fato das mulheres não terem sido incluídas no momento. Lula olhou por toda a extensão do palco e disse à primeira-dama: “8 mulheres aqui”.
Janja responde que “poderiam ter chamado a Izolda” e as demais mulheres presentes na cerimônia. Em seguida, Lula diz no começo do seu discurso que primeira-dama reclamou que nenhuma mulher falou.
“Olhe, deixa falar uma coisa com vocês. Vocês me chamaram para falar, e a Janja me chamou a atenção de que só falou homem aqui. Então, é o seguinte, eu vou chamar ela para falar”, afirmou
A primeira-dama relutou em se levantar para discursar, mas foi convencida por Lula e disse que as mulheres não foram chamadas para o momento da assinatura e fotografia e que elas fazem parte do fortalecimento do MEC.
“Boa noite, Crato. Na verdade, maridinho, meu boy, eu falei, presidente Lula, que na hora da assinatura o decreto os homens se levantaram e a gente tem a Fernanda, a Izolda, a secretária de Educação do estado, a Onélia, a Leila, e não foram chamadas para a foto”, afirmou a primeira-dama.
“Então, eu queria chamar essas mulheres aqui para frente para virem aqui porque elas também fazem parte disso. Se hoje o ministério da Educação está de volta com toda força é porque tem também mulheres que fazem isso”, completou.
As mulheres então se dirigiram para a frente do palco para a realização de uma fotografia. O próprio presidente fez o registro após Stuckert perguntar a Lula se ele não gostaria de fazer a foto e que era só apertar o botão da câmera (veja a foto abaixo).
Foto tirada por Lula com Janja e mulheres em evento no Crato, Ceará
Luiz Inácio Lula da Silva/ Presidência
O presidente Lula fotografa a primeira-dama, Janja, junto a outras mulheres presentes em evento em Crato (CE).
Kid Junior/Sistema Verdes Mares