Guarujá

Baixada em Pauta #130: ‘Mãe’ de centenas de crianças, Beth Rovai tem como missão prepará-las para a vida até que encontrem um lar


Na semana do Dia das Mães, comemorado no domingo (14), o Baixada em Pauta recebe a diretora-presidente da Casa da Vó Benedita, que há quase cinco décadas dedica a vida a crianças abandonadas, vítimas de maus-tratos e retiradas de famílias desestruturadas pelas drogas. Conhecida como ‘Tia Beth’, ela carrega no peito o verdadeiro coração de mãe. Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.
Baixada em Pauta: Beth Rovai, presidente da Casa da Vó Benedita, é a convidada da semana
Ao longo de 47 anos foram muitas as vidas mudadas por Beth Rovai, que comanda a Ong Casa da Vó Benedita, em Santos, no litoral de São Paulo. A missão dada a essa mulher, que carrega no peito o verdadeiro coração de mãe, embora seja conhecida como ‘Tia Beth’, é sempre a mesma: receber crianças em situação de abandono ou vítimas de maus-tratos, cuidar e prepará-las até que possam voltar para casa ou ser adotadas.
Beth trabalha com aproximadamente 20 crianças e adolescentes na casa localizada na Rua Carlos Caldeira, 675, no Jardim Santa Maria, na Zona Noroeste. Ela recebe desde bebês a adolescentes e conta que o objetivo inicial é ficar com os atendidos até que as famílias se reestruturem para recebê-los de volta. Caso esse cenário não seja possível a adoção se torna uma opção.
A mulher que já atendeu centenas de crianças nessas quase cinco décadas conta que, no passado, as crianças dava entrada na casa devido aos maus-tratos praticados pelos pais, mas, hoje, a situação mudou e são as drogas que têm acabado com as famílias, sendo o principal motivo de separação destas.
Beth com crianças na Casa da Vó Benedita; são 47 anos de amor e dedicação
A Tribuna Jornal
“Meu sentimento por criança foi só evoluindo. Cada vez que vinha uma criança eu tinha certeza que aquilo que eu estava fazendo era o que eu gostaria de fazer. E até hoje quando uma criança sai, seja por uma adoção ou para família (voltar para casa) quando ela sai bem, ao mesmo tempo que pensa: poxa, vou sentir falta, você fala: que bom para essa criança, porque você trabalha para a recolocação em família”, revela.
O contato com muitas dessas crianças continua até hoje, com encontros e trocas muito satisfatórias, segundo Beth, que hoje está com 71 anos, e se enche de orgulho em ver que a missão vale à pena, ao ver como aquelas crianças e adolescentes conseguiram encontrar um lar, construir as vidas e formar famílias.
A diretora-presidente da Ong contou ainda que as crianças costumam ficar na casa por seis meses, que recebem todo o acompanhamento e apoio, assim como as famílias delas – antes, durante e depois do retorno ao lar.
Beth contou que a Casa da Vó Benedita conta com três unidades, o lar, uma creche e um bazar, de onde conseguem recursos para ajudar a manter a entidade, que, segundo ela, está sempre precisando de recursos devido às dificuldades financeiras para sustentar a ação. Ela deixou à disposição o site da Casa da Vó Benedita, bem como as portas da casa aberta para quem quiser conhecer o trabalho. Basta acessar aqui.
Você confere esse bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. É só curtir e nos seguir!
Beth Rovai conversou com os jornalistas Gustavo Zanaroli (ao fundo), Luiz Linna (à esq) e Matheus Müller (à dir)
Marcelo Junqueira/TV Tribuna
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »