Pioneira no Estado, Guarujá conclui projeto de descentralização do Cadastur

Ação visa sensibilizar o trade sobre a importância de estar regularizado junto ao Ministério do Turismo por meio do cadastro
A Prefeitura de Guarujá concluiu a segunda fase do projeto de descentralização da fiscalização do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), na última quinta-feira (11), durante evento realizado no Casa Grande Hotel. Esta etapa abordou a qualificação prática dos agentes fiscais municipais. O projeto é oriundo de um Termo de Cooperação entre a Administração Municipal e o Ministério de Turismo (MTur).
O Município foi o primeiro no Estado a aderir ao projeto, que visa promover o cadastramento, a orientação e a fiscalização do trade, com vistas ao controle da qualidade dos produtos e serviços disponibilizados ao turista. A ação tem objetivo de sensibilizar os prestadores de serviço turístico sobre a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo de turismo no Brasil, que é o MTur. A partir de agora, por meio do projeto, a fiscalização será realizada pelos agentes fiscais da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
O Cadastur é um registro obrigatório, conforme estabelece a Lei Geral do Turismo 11.771/08 e traz uma série de vantagens para o trabalhador da área, como acesso a programas de financiamento e cursos gratuitos de qualificação ofertados pelo MTur. Além disso, o prestador cadastrado acaba ganhando mais credibilidade com o público, já que qualquer pessoa pode acessar a relação de estabelecimentos devidamente regularizados.
De acordo com a coordenadora de fiscalização dos prestadores do serviço turísticos do Mtur, Daniela Saraiva, Guarujá foi o primeiro município do Estado a aceitar o desafio da descentralização e ter a proposta implantada. “A Prefeitura aceitou esse desafio e, hoje, a Cidade é pioneira no estado de São Paulo. Juntos somaremos esforços para alcançar um turismo mais forte e estruturado”, ressaltou Daniela.
Já o diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do Ministério, Leandro Luiz de Jesus Gomes, abordou o intuito do Programa. “A fiscalização dos servidores municipais é pedagógica. Ela não tem o intuito de punir, mas orientar e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao turista, já que a principal atração econômica da Cidade é o turismo”, afirmou.
Para o secretário de Turismo de Guarujá, a iniciativa vai alavancar o desenvolvimento do segmento. “Sou um grande entusiasta e recomendo aos outros municípios que façam adesão a esse programa. Não há dúvida que a ação vai promover ainda mais a Baixada Santista como destino turístico, que é o nosso maior desejo”, pontuou o titular.
Capacitação dos servidores municipais
Em janeiro, o Ministério realizou a primeira parte do projeto, qualificando os agentes fiscais com conhecimentos abordados na fiscalização, como a legislação, processos administrativos, estratégias de conduta do fiscal em contato com a transformação positiva e explicações especificas do Cadastur.
Após a realização de fiscalizações, foi constatada a necessidade de profissionalização dos agentes municipais para auxiliar a adesão de serviços turísticos, tornando mais fácil a resolução de demandas da fiscalização. As aulas foram ministradas pela equipe de fiscalização do MTur.
Cadastur
O Cadastur é uma ferramenta do Ministério do Turismo, onde há o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo – Microempreendedor Individual (MEI).
Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.
The post Pioneira no Estado, Guarujá conclui projeto de descentralização do Cadastur first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.