Guarujá

Guarujá sanciona lei que estabelece novos parâmetros do CMJ

Solenidade contou com a presença do coordenador Estadual da Juventude do Governo do Estado, Juliano Borges

O prefeito de Guarujá, sancionou a Lei Complementar 5.111/2023, que estabelece novos parâmetros para o funcionamento do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). O objetivo é criar políticas públicas que atendam as demandas do segmento no Município. A assinatura ocorreu no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho. A solenidade contou com a presença do coordenador Estadual da Juventude do Governo do EstadoJuliano Borges, e com representantes da sociedade civil e gremistas.

A nova lei garante legitimidade para que o CMJ realize estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, elaborando propostas de políticas públicas para o Município. Além disso, estabelece o Conselho como responsável pelo gerenciamento do Fundo Municipal da Juventude, com finalidade de captar recursos para a implantação e manutenção projetos voltados ao segmento, em conformidade com a Lei Federal 12.852/2013.

De acordo com o assessor de Políticas Públicas para a Juventude e presidente do CMJ, a nova lei direciona o jovem ao protagonismo, sem estereótipos. “Agora que estamos estruturados vamos somar forças, dialogando com todas as cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira para criar ações a nível regional, com base em iniciativas de interesse dos jovens, como empreendedorismo, cursos de capacitação, e acesso a cultura e lazer”, ressaltou.

Mariana dos Santos, ex-gremista e representante da juventude, relatou a importância do ato. “É um momento histórico para a juventude de Guarujá. Meus colegas, meus amigos gremistas e eu agradecemos, pois é um momento grandioso e necessário. Agora me sinto representada”, afirmou.

Já Wilker Santos da Silva, representante da juventude do Distrito de Vicente de Carvalho e da Paróquia Nossa Senhora das Graças, agradeceu a implantação da nova lei. “A Igreja vem para somar, trabalhando junto, como próprio Cristo fez. Agradecemos esse olhar da Prefeitura perante a juventude”, comentou.

Para o prefeito, o momento foi emocionante. “Assino centenas de documentos todos os dias, são processos que sem dúvida ajudam a promover transformações positivas em nossa Cidade. No entanto, as que mais me trazem alegria são aquelas que incentivam, motivam, protegem, desenvolvem e transformam vidas humanas, como é o caso hoje”, pontuou o chefe do Executivo.

Agenda Regional

O coordenador estadual da Juventude, reforçou a importância da elaboração de uma agenda regional para debater assuntos referentes ao segmento e convidou Guarujá para participar do processo de construção junto ao Governo do Estado. “Pretendemos construir uma agenda com um plano de desenvolvimento regional para a juventude em cada macrorregião do Estado. A Baixada Santista tem um grande potencial no que se refere a isso. Nós queremos criar um índice de bem-estar social do jovem, das políticas públicas desenvolvidas pela juventude, para que possamos mensurar, avaliar e propor novas práticas políticas”, explicou Juliano.

Projeto Grêmio nas Escolas

Guarujá está em fase de implantação do Projeto Grêmio nas Escolas em quatro unidades da rede municipal. São elas: a Escola Professora Lúcia Flora dos Santos, Escola Doutor Gladston Jafet, Escola Professora Ivonete da Silva, Câmara Municipal e Escola Vereador Ary Da Silva Souza.

Nesta segunda-feira (15) será iniciado o processo eleitoral, que segue até o dia 16 de agosto. Durante esse período haverá uma Assembleia Geral para aprovar os estatutos, eleger a Comissão Eleitoral e marcar o período de inscrição e divulgação das chapas, bem como o dia da eleição. O calendário eleitoral será encerrado com a solenidade de posse coletiva.

The post Guarujá sanciona lei que estabelece novos parâmetros do CMJ first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »