Turismo

A única praia brasileira considerada ‘Reserva Mundial de Surfe’


Guarda do Embaú, em Santa Catarina, foi selecionada pela ONU por cumprir cinco critérios de exigência para grupo seleto de praias. Guarda do Embaú, em Santa Catarina, a única praia brasileira considerada ‘Reserva Mundial de Surfe’
GETTY IMAGES via BBC

Há inúmeras praias próprias para o surfe no mundo, mas apenas 12 foram consideradas “Reservas Mundiais de Surfe” — programa da ONG Save The Waves Coalition, dedicado a preservar e proteger áreas de surfe em todo o mundo.
Entre elas, há cinco na América Latina, sendo uma no Brasil: Guarda do Embaú, em Santa Catarina.
A praia de número 12 foi escolhida recentemente: um litoral de cerca de 30 quilômetros ao redor de Braunton Burrows, na costa norte de Devon, no sudoeste da Inglaterra.
“Estamos muito satisfeitos que esta costa extraordinária seja reconhecida pela qualidade do seu surfe e pelo seu valioso ecossistema”, disse Kevin Cook, surfista e admirador de uma zona que também faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera por suas paisagens espetaculares, vida selvagem e patrimônio cultural.
“Agora podemos trabalhar juntos para proteger esta área para as próximas gerações”, acrescentou.
A escolha dos locais é feita por meio de um processo em que são considerados cinco critérios: a qualidade e consistência das ondas, as características ambientais únicas do local, o seu papel na cultura e história do surfe, o apoio e participação da comunidade e se é uma área de proteção prioritária para conservação.
LEIA TAMBÉM:
Brasil tem 8 praias oficiais de nudismo: ‘Sensação de liberdade’, diz frequentadora
Conheça as oito praias oficiais de nudismo no Brasil
RELEMBRE NO VÍDEO ABAIXO quando a Guarda do Embaú foi reconhecida como Reserva Mundial do Surfe, em 2019:
Guarda do Embaú, em Palhoça, celebra o título de Reserva Mundial do Surfe
A primeira praia do mundo a ganhar o título de “Reserva Mundial de Surfe” foi Malibu, na Califórnia — local onde surfistas de todo o mundo se reúnem há um século para buscar a onda “perfeita”.
Na ocasião, Malibu destacou-se “pelo papel fundamental que desempenhou no nascimento da cultura do surfe moderno”, bem como pela riqueza do ecossistema que a envolve.
A Austrália também possui outras praias que receberam a distinção: Gold Coast e Noosa.
O único outro país onde há mais de uma ‘Reserva Mundial de Surfe’ são os Estados Unidos — Santa Cruz, localizada na Califórnia, assim como Malibu.
Cinco praias na América Latina
Com cinco praias, a América Latina é a região melhor representada na lista de ‘Reservas Mundiais de Surfe’, sendo Huanchaco, no Peru, a primeira a receber a distinção, em 2013.
Huanchaco, Peru, 2013
Esta vila de pescadores de origem pré-colombiana é famosa “por suas ondas constantes e limpas”, mas também por seus barcos tradicionais conhecidos como Caballitos de Totora.
“Huanchaco tem uma tradição de surfar ondas que remonta a milhares de anos. Parabenizo todos os peruanos por se empenharem em preservar e proteger esta praia única e histórica”, disse Felipe Pomar, campeão mundial de surfe em 1965.
Baía de Todos Santos, México, 2014
Considerada o berço do surfe no México, esta área da costa do Pacífico mexicano oferece todo tipo de desafios para iniciantes e mais experientes devido à alta qualidade de suas ondas.
Punta de Lobos, Chile, 2017
Com ondas de um a 10 metros, Punta de Lobos, no Chile, tem ondas que se conectam e produzem “tubos” de mais de 800 metros.
Mas a praia também é conhecida por sua biodiversidade, com uma grande variedade de espécies marinhas e plantas endêmicas.
Guarda do Embaú, Brasil, 2019
Localizada a 46 km ao sul de Florianópolis, essa praia, que oferece ondas de qualidade que quebram o ano todo, está localizada ao lado do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina.
Ali se forma um ambiente natural que inclui o rio Madre, um estuário intacto e dunas.
VÍDEO: Baleias são vistas na praia de Guarda do Embaú (SC)
Praia Hermosa, Costa Rica, 2022
Praia Hermosa, na Costa Rica, recebeu o título de “Reserva Mundial de Surfe” graças à “incrível biodiversidade da área, ao forte apoio da comunidade, a uma visão de conservação claramente articulada, bem como às suas ondas de classe mundial”.
Lá, grande parte dos negócios locais centrados em torno do surfe.
Qualidade das ondas não é único pré-requisito para se tornar ‘Reserva Mundial de Surfe’
GETTY IMAGES via BBC

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »