Guarujá

Sistema de combate a enchentes é inaugurado em Santos, SP


Equipamento conta com três bombas de sucção, uma estação elevatória, um canal e uma comporta, e funciona em quatro situações. Sistema contra enchentes na Zona Noroeste de Santos, SP, é inaugurado nesta sexta-feira (19)
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos
O sistema contra enchentes causadas pelas chuvas na Zona Noroeste, em Santos, no litoral de São Paulo, foi inaugurado nesta sexta-feira (19). O equipamento que prevê pôr fim aos alagamentos naquela região conta com três bombas de sucção, uma estação elevatória, um canal e uma comporta, e funciona em quatro situações (entenda abaixo).
A inauguração foi marcada pela entrega da placa “Engenheiro Marcos Diniz”, que dá nome ao sistema. Estiveram presentes no evento o Prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Felipe Diniz, filho mais velho do engenheiro Marcos Diniz.
A estrutura foi construída no final da Avenida Haroldo de Camargo e, segundo o prefeito, vai conter alagamentos principalmente dos bairros Castelo e Areia Branca. O equipamento, que foi testado no último dia 11, tem um reservatório com capacidade para 4,250 milhões de litros [que equivale ao volume de três piscinas olímpicas]. O sistema funciona em quatro situações:
Em caso de chuva fraca com maré baixa: as comportas permanecem abertas e a água flui, por gravidade, para o Rio dos Bugres, que desagua no canal do Estuário;
Com chuva fraca e maré alta: as comportas se fecham e a água fica armazenada no reservatório de acumulação. As bombas retiram gradativamente a água, lançando-a no rio;
Com chuva forte e maré baixa: parte da água é retida pelas comportas;
Com chuva forte e maré alta: as comportas permanecem fechadas, com todas as bombas funcionando ao mesmo tempo para lançar o volume no Rio dos Bugres.
Sistema contra enchentes na Zona Noroeste, em Santos, SP, foi testado no último dia 11
Luciana Moledas
Foram investidos R$ 38,5 milhões nas bombas, sendo R$ 22 milhões oriundos de empréstimo do FGTS (Programa Avançar Cidades), supervisionado pela Caixa Econômica Federal. O restante da aplicação foi contrapartida do orçamento municipal.
A EEC7 faz parte do programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos (SNT), que prevê um conjunto de 14 sistemas de comportas e 13 estações elevatórias, com operação completa prevista para estar em atuação até 2028.
Sistema para combater enchentes na Zona Noroeste tem reservatório com capacidade para 4,250 milhões de litros
Luciana Moledas
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »