Guarujá

Inmet emite ‘alerta amarelo’ para fortes chuvas e rajadas de vento no litoral de SP


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), previsão é válida até a próxima sexta-feira (19). Inmet emite alerta amarelo para chuvas e rajadas de vento
Reprodução/Inmet e A Tribuna Jornal/Vanessa Rodrigues
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta quinta-feira (18), um ‘alerta amarelo’ para chuvas e ventos fortes no estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista. A previsão, segundo o órgão, é válida até a próxima sexta-feira (19).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Conforme divulgado pelo Inmet, a expectativa é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, assim como ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Apesar de baixo, o instituto também alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Entenda a classificação dos alertas do Inmet
Alerta amarelo
Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.
Alerta laranja
Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.
Alerta vermelho
É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.
Como evitar acidentes
Ao identificar sinais de ventos intensos, a Defesa Civil orienta a buscar abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »