Mundo

Grécia convoca novas eleições dias depois de último pleito


Apesar da vitória, o partido do premiê Mitsotakis não conseguiu formar maioria e busca controle do parlamento nesse segundo turno. Pessoas ficam em fila para votar durante eleições da Grécia em 21 de maio de 2023
Louiza Vradi/REUTERS
A Grécia realizará uma nova eleição para o Parlamento nacional no dia 25 de junho.
Depois que os partidos do país não conseguiram formar uma coalizão com maioria no Congresso, o premiê Mitsotakis convocou nova votação.
Como nenhum partido obteve a maioria absoluta na primeira rodada de eleições, neste domingo (21), o presidente da Grécia dará a chance aos três principais partidos de formar um governo de coalizão. A tendência é que o partido do primeiro-ministro, Nova Democracia, vença com mais de 50% do parlamento.
Primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, se encontra com a presidente Katerina Sakellaropoulou
Louiza Vradi/REUTERS
Os partidos de oposição não têm assentos suficientes para formar uma aliança governista sem envolver o Nova Democracia. Todos os líderes partidários indicaram que não realizarão discussões.
Uma possível vitória com um partido único traz à Grécia a estabilidade social, política e financeira que o país busca.
“O Nova Democracia é visto como um partido reformista entre os investidores e as perspectivas econômicas são mais otimistas porque há uma forte estabilidade política”, disse Wolfango Piccoli, copresidente da empresa de consultoria financeira Teneo para a Reuters.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »