Santos, SP, realiza obras para transformar rua em atração histórica e turística
Segundo o município, obras devem ser entregues no segundo semestre deste ano. Obras fazem parte do projeto de reurbanização da administração municipal
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou nesta semana que a Rua República Portuguesa, no bairro Vila Mathias, será transformada em uma atração turística. Segundo o município, as obras serão entregues no segundo semestre deste ano e fazem parte de um projeto de reurbanização da cidade.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos da cidade, Wagner Ramos, a rua vai ganhar uma rede de drenagem própria e iluminação com postes ornamentais em estilo antigo, além de cabeamento elétrico, de telefonia e de internet subterrâneo. Atualmente, as águas pluviais escorrem pelas sarjetas até alcançar as redes nas vias próximas.
O município divulgou que a capa de asfalto da pista é retirada mecanicamente para expor os paralelepípedos, que serão removidos e substituídos por peças retificadas, com superfície aplainada. “As calçadas já foram demolidas, exceto as entradas das garagens, de forma a facilitar a manobra dos veículos dos moradores”, acrescentou a prefeitura, em nota.
A administração municipal anunciou que as obras revitalizam mais um símbolo da região central e que o resultado delas vai ressaltar as identidades portuguesa e africana presentes na rua. O local, de acordo com a prefeitura, é dotado de sobrados geminados com detalhes originais do século 18 e da Igreja de Santa Josefina Bakhita.
A rua
A prefeitura divulgou também que as novas calçadas serão em concreto desempenado, cobrindo 1.033m², e contarão com aproximadamente 600m² de decoração em pedra portuguesa.
O município explicou, ainda, que as novas guias serão em granito, a faixa de rolamento terá paralelos retificados em seus 986m² e as entradas das garagens, marcadas por concreto desempenado decorado com piso cerâmico.
“A rua ganhará arborização, floreiras, bancos em concreto e madeira plástica nas calçadas, paraciclos e lixeiras”, afirmou em conteúdo publicado pela prefeitura a arquiteta Marta Leite Flores, da Seserp, que acompanha a execução dos serviços.
Investimento
“O projeto de revitalização da Rua República Portuguesa, localizada ao lado do trajeto da segunda fase do VLT, que circulará pela Rua Campos Mello, atuará também como indutor do desenvolvimento urbano nessa área da cidade”, afirmou o município, em nota.
Segundo a prefeitura, os serviços são feitos pela empreiteira Dekton e representam investimento de R$ 3.204.098,28, sendo que o valor de R$ 2.938.578,03 vem do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo de São Paulo, e o restante, de recursos da Seserp.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos