Guarujá

Personalidades de Guarujá recebem outorga do título Dr. Honoris Causa

A honraria foi concedida pela Faculdade Febraica do Brasil e a Ordem dos Capelães do Brasil

O Teatro Municipal Procópio Ferreira foi palco de uma noite memorável, em Guarujá. Diversas personalidades do Município foram reconhecidas pelos trabalhos desenvolvidos em seus nichos de atuação com a entrega da outorga do título Dr. Honoris Causa (o termo significa “por causa de honra” em latim). A solenidade ocorreu na última quinta-feira (25), – no Dia Estadual da Liberdade Religiosa – e contou com a participação do prefeito de Guarujá, que recebeu o título de comendador da Ordem dos Capelães do Brasil.

A entrega foi realizada pela Faculdade Febraica do Brasil e Ordem dos Capelães do Brasil. Ao todo, a solenidade diplomou 70 pessoas de religiões de matrizes africanas. A honraria normalmente é concedida a personalidades que já são respeitadas pelo seu trabalho por setores da sociedade, mas que nem sempre têm graduação ou especialização.

Para a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Sueli de Melo, a Mãe Danda, se trata de um marco na história da Cidade. “Vejo como uma dádiva. Em um momento que é tão importante falarmos sobre a cultura de paz, respeito pelas diferenças e pelo próximo, receber esse reconhecimento nos dá ainda mais forças para continuar”, afirmou.

“Esse título é de grande importância para todos nós, praticantes da arte de origem africana. Quero parabenizar a Prefeitura, que não mediu esforços para essa homenagem se tornar realidade. A capoeira agradece”, destaca Roberto Teles de Oliveira, o Mestre Sombra.

Já o ministro religioso do Templo de Ifa e do Instituto ljo Ibudo Eleye, Akoda Akinyàlé, ressalta que a outorga é reflexo da notoriedade dos homenageados dentro da religião e daquilo que eles fazem e representam no segmento. “Estar aqui neste dia 25, que representa a liberdade religiosa é mais do que maravilhoso, é uma conquista ancestral e, principalmente, um divisor de águas para Guarujá”, ressaltou.

Para a presidente da Ordem dos Capelães do Brasil e da Capelania Inter-religiosa, Elizabeth Ferraz, “sem amor nada fazemos ou construímos. Sou pastora e descobri que não era a religião que me diferenciava, mas a postura de cada um. Se a pessoa tem amor, se ela contribui para a sociedade, faz parte da mesma sintonia que eu faço, ela também é merecedora. E a história de cada um dos homenageados tem um impacto social gigante”, afirmou.

O prefeito salientou a alegria de participar da solenidade e ressaltou que a Administração prioriza o diálogo e o respeito pelas diferenças. “Buscamos intensamente a liberdade religiosa, o verdadeiro estado laico e esse respeito mútuo, com base na fraternidade e generosidade. É um acontecimento grandioso para o nosso Município”, pontuou o chefe do Executivo.

Sobre o título

Historicamente um Doutor Honoris Causa (ou Doctor Honoris Causa) recebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional – a menos que se especifique o contrário. A outorga é dada a uma personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação, filosofia da religião ou à humanidade. O título que servirá ainda para contribuir como aval em certidões para comprovar serviços sociais em futuros projetos para sua instituição.

The post Personalidades de Guarujá recebem outorga do título Dr. Honoris Causa first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »