Politica

PL e Bolsonaro veem punição de Zambelli como gesto ao STF e vão abandonar deputada


Conselho de Ética decide hoje se instaura procedimento contra a parlamentar. Ex-presidente ainda atribui à apoiadora, flagrada de arma em punho um dia antes do 2º turno de 2022, a derrota nas eleições. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), em imagem de 1º de março de 2023
Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
O PL, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a Câmara dos Deputados vão abandonar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Casa.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Zambelli, bolsonarista de primeira hora, é um dos alvos dos processos que devem ser instaurados nesta terça-feria (30) no colegiado – no caso dela, por xingar e constrangido o deputado Duarte (PSB-MA) durante uma audiência na Câmara.
O processo pode levar à cassação da deputada mas, segundo o blog apurou, a expectativa é que a punição seja- num primeiro momento- mais branda – uma suspensão por 90 dias. Se ela não se enquadrar, relatam líderes do centrão ao blog, ninguém fará esforço para salvá-la de uma cassação.
A alternativa- vista como um primeiro “susto” a Zambelli, faz parte de um plano da oposição de acenar com um nome forte para conseguir a suspensão de um nome de esquerda também pelo conselho.
LEIA TAMBÉM:
Conselho de Ética da Câmara retoma trabalhos nesta terça com embates entre governo e oposição
Em conversa recente com o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, Bolsonaro disse que não quer saber de Zambelli e que ainda atribui a ela a derrota no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
No sábado anterior à votação, Zambelli foi flagrada apontando uma arma para um homem negro no meio da rua em São Paulo. O episódio repercutiu negativamente e reforçou a associação entre o bolsonarismo e a violência armada.
No entorno de Bolsonaro, o entendimento é a eventual cassação de Zambelli pode sinalizar aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o ex-presidente – alvo da Corte pelos atos golpistas de 8 de janeiro – está se afastando dos radicais.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »