Guarujá

Obras de contenção da encosta do Monte Serrat, em Santos, entram em fase final


A previsão é que o serviço termine em agosto. Obras de contenção em encosta do Monte Serrat entram em etapa final.
Divulgação/ Prefeitura de Santos
As obras para contenção de encosta do Monte Serrat, em Santos, no litoral de São Paulo, entraram em etapa final. O projeto, iniciado em dezembro de 2022, consiste em um novo sistema de drenagem para região, visando estabilizar a encosta do morro. Para etapa final, será construída uma nova escadaria, com uma escada hidráulica sob a estrutura.
O objetivo da obra em que foram investidos R$ 3,1 milhões, com recursos oriundos de convênio com o governo do Estado, é proporcionar mais segurança para a população, já que a valeta na lateral da escadaria que os moradores utilizam para acessar o morro é insuficiente para escoar toda a água da chuva. Inicialmente prevista para julho, as obras deverão ser finalizadas até agosto deste ano.
A escada hidráulica que será instalada possibilitará o escoamento correto das águas em dias de chuva forte, sem prejudicar a passagem dos moradores. Além das obras na escadaria, o projeto incluiu a implantação de solo grampeado, que se dá pela utilização de barras de aço para garantir a estabilidade da encosta.
Além do Monte Serrat, outros oito morros santistas estão inseridos no programa Santos Mais Bonita e serão contemplados com obras de drenagem e contenção de encostas: Cachoeira, Caneleira, Capoeira, Ilhéu Alto, José Menino, Marapé, Saboó e Santa Maria.
As obras foram reivindicadas a partir de um detalhamento das áreas afetadas pelas chuvas de março de 2020, indicando as prioridades de execução de obras emergenciais para drenagem e contenção de encostas.
É previsto para o programa um investimento de mais de R$ 97 milhões nos morros, em obras de segurança, acessibilidade e zeladoria como contenção e drenagem, pavimentação de ruas e manutenção de escadarias.
Vídeos: g1 em 1 minuto Santos

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »