Turismo

Juliana Paes, maracas e corpos à mostra: companhia aérea britânica abusa de estereótipos ao anunciar voo para o Brasil

Virgin Atlantic, uma das maiores empresas do setor no Reino Unido, divulgou vídeo para promover trecho com destino a São Paulo. Eduardo Paes, prefeito do Rio, ironizou: ‘Com todo respeito, essa @VirginAtlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa!’. Companhia aérea usa estereótipos em vídeo de anúncio de voo para o Brasil
A Virgin Atlantic, uma das maiores companhias aéreas do Reino Unido, anunciou nesta segunda-feira (5) um trecho com destino ao Brasil. A partir do dia 13 de maio de 2024, haverá voos diários entre Londres e São Paulo.
Repleta de clichês, a propaganda diz que o Brasil é “berço do samba, das caipirinhas, das praias, de belezas naturais e de rica arquitetura histórica”. Assista no vídeo acima.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O vídeo não poupa estereótipos: a atriz brasileira Juliana Paes samba vestida com adereços carnavalescos e de corpo à mostra. Sorridente, circula entre passageiros, em ambiente festivo com purpurina, confete, máscaras e gringos emocionados.
Também foram apontados erros culturais, como o uso de maracas. Apesar de haver registros do uso por indígenas brasileiros, as maracas são mais comumente associadas às danças latino-americanas, de países como México, Colômbia e Venezuela.
Em clima de descontração, Juliana Paes respondeu a um internauta que questionou sua participação no vídeo. Ela diz: “Kkkkkkk foi feito há tanto tempo, antes da pandemia! a gravação foi super divertida, o roteiro era uma comédia, mas… fazer o que?! ?” Veja abaixo:
Initial plugin text
Eduardo Paes, prefeito do Rio, ironizou:
“Entenderam? Eles fazem o voo para São Paulo mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa @VirginAtlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa! Mas ainda tenho ‘fé carinhosa’ que o ministro @marciofrancasp vai permitir aos gringos chegarem direto aonde eles querem ir. E depois, claro, dar uma passada na querida e incrível São Paulo pegando uma ponte aérea no Santos Dumont para Congonhas!”.
Leia também:
Hermanos: com mais visitantes argentinos, número de turistas sobe no Brasil
Novas regras: Brasil deixa de exigir teste de Covid ou comprovante de vacinação para entrar no país, afirma Anvisa
Ranking: os 10 destinos de praia mais bem avaliados do Brasil, segundo o Airbnb

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »