Mundo

Onda de calor na Índia deixa 98 mortos


A maioria dos mortos tinha mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso, informou autoridades locais. Uma pessoa caminhando no leito do rio Yamuna, cujo fluxo diminuiu drasticamente devido à onda de calor em Nova Délhi, 2 de maio de 2022
Manish Swarup/AP
Dois estados da Índia – Bihar e Uttar Pradesh – tiveram fortes ondas de calor nos últimos cinco dias, batendo uma máxima de 44°C, que deixaram 98 mortos e 450 pessoas hospitalizadas.
Em Ballia, o município mais afetado do Uttar Pradesh – localizado cerca de 970 quilômetros a sudeste de Nova Délhi –, foram registradas temperaturas superiores a 42ºC. Desde quinta-feira (15), ao menos 54 indianos morreram por desidratação ou doenças agravadas pelo calor, informou a agência de notícias Europa Press.
A maioria dos mortos tinha mais de 60 anos e apresentavam problemas de saúde preexistentes, que podem ter sido agravados pelo calor intenso, informou autoridades locais da Índia.
Os meses de abril, maio e junho são geralmente os mais quentes na maior parte da Índia, antes que as chuvas de monção tragam temperaturas mais amenas. Tanto que, no sábado, as autoridades emitiram um pedido para que as pessoas com mais de 60 ficassem em casa durante o dia.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) emitiu um aviso de alerta vermelho na semana passada para calor extremo em algumas regiões do país, incluindo Uttar Pradesh e Bihar.
O boletim diário mostra uma temperatura média superior a 44°C nos distritos do Uttar Pradesh, com Shaykhpura liderando, com máxima de 45,1°C. O alerta de calor no estado deverá ser mantido até pelo menos esta segunda-feira.
Calor extremo em 2022
Entre janeiro e setembro de 2022, a Índia registrou 203 dias de temperaturas extremas, um recorde em sua história. O número é cinco vezes maior do que o de 2021.
Uma onda de calor é tecnicamente declarada quando as temperaturas baixas ultrapassam 45°C durante pelo menos dois dias consecutivos.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »