Guarujá

Guarujá capacita colaboradores da Loja Eco Troca da Setur

Estagiários da Secretaria de Turismo receberam capacitação como agentes ambientais pelo projeto ‘Recicla Guarujá’

Fortalecer a sustentabilidade e o engajamento ambiental na Cidade. Este é objetivo do projeto Recicla Guarujá, que promoveu, nesta sexta-feira (21), o curso de Agente Ambiental destinado exclusivamente aos colaboradores da Loja Eco Troca “Reciclou, Ganhou!”, vinculada à Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Ao todo, oito estagiários da Setur receberam capacitação. O projeto é viabilizado pela parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a Organização Não Governamental (Ong) Espaço Urbano.

A formação para os funcionários, que ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg), abrangeu uma gama de tópicos essenciais para a atuação do agente ambiental, como conceitos de reciclagem, sustentabilidade e preservação ambiental. Os participantes também aprenderam técnicas de engajamento e comunicação para sensibilizar a comunidade sobre a importância de práticas ecoconscientes.

O posto de coleta turístico fica no Mirante das Galhetas (Astúrias) e funciona como uma ferramenta que busca incentivar a população a trocar materiais plásticos recicláveis, por moedas eco sociais e, assim, conseguirem prêmios, alimentos, produtos e doação às causas sociais. Todo material plástico coletado na Loja Eco Troca é encaminhado às cooperativas do Município.

Para o secretário municipal de Turismo, a ação reflete o compromisso de criar uma cultura de responsabilidade ambiental em toda a Cidade. “Ao fortalecer a equipe da Loja Eco Troca com conhecimento e habilidade especializada, espera-se um impacto positivo, não apenas na promoção do turismo sustentável, mas no incentivo ao consumo consciente e na redução do impacto ambiental gerado pelos resíduos”, destacou.

Primeira loja sustentável de turismo do País

O posto de coleta “Reciclou, Ganhou!” no Mirante das Galhetas é a primeira loja de recuperação do material plástico do Brasil, derivado de consumo turístico, cujo espaço sustentável funciona em um contêiner. No local, os visitantes fazem a troca do plástico a partir de cinco unidades de eco moedas para preenchimento de passaporte turístico (cupom). Dentre os itens, estão: camisetas, chaveiros, passeios de escuna, rapel e voo livre, trilhas ecológicas, vouchers, souvenires e hospedagens.

The post Guarujá capacita colaboradores da Loja Eco Troca da Setur first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »