Cachorro vítima de maus-tratos ganha um novo lar após recuperar os movimentos; ‘amor à primeira vista’

Neck teve uma lesão na coluna cervical, que fez com que ele sem movimentos abaixo do pescoço. Depois de um tratamento, em poucos meses, ele evoluiu e foi adotado por um casal em Santos. Cachorro vítima de maus-tratos ganha novo lar após recuperar movimentos no litoral de SP
Isabela Carrari
Um cachorro vítima de maus-tratos, que foi abandonado em Santos, no litoral de São Paulo, foi adotado por um casal e ganhou um novo lar. Neck, como ele é chamado, foi encontrado com uma lesão cervical que o deixou com quadro de tetraplegia [perda da função motora ou sensitiva nos segmentos cervicais].
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Neck foi resgatado no bairro José Menino por uma moradora e levado à Coordenadoria de Defesa à Vida Animal da Prefeitura (Codevida). Ele passou por um tratamento durante sete meses, que envolveu fisioterapia e acupuntura. Com isso, o cachorro evoluiu e voltou a ter uma vida normal.
Durante o período em que ficou na Codevida, ele foi apelidado de Neck que, em inglês, significa pescoço. Segundo a Coordenadoria, tudo indica que o cachorro foi golpeado com força no pescoço, pois não mexia o rabo e nenhuma pata, apenas os olhos.
Adoção
Luzia e Ricardo Cavaton contaram ao g1 nesta terça-feira (25), que o animal foi amor à primeira vista. De acordo com a nova tutora, o encontro dela com o Neck foi no dia 19 de julho, na sede da Codevida, onde o animal recebeu tratamento.
“Queríamos um cão de pequeno porte para que ficasse mais a vontade em um apartamento. Com ele [cachorro], foi um encontro que tinha que ser e que mudou nossas vidas. Foi amor à primeira vista”, disse Luzia.
Luzia é a nova tutora do cachorro Neck, adotado em Santos, no litoral de São Paulo
Isabela Carrari
O casal foi até a Codevida e viu fotos de cachorros com o perfil que eles procuravam. A princípio, eles escolheram outro animal. Porém, segundo Luzia, o Neck não deu “chance para a concorrência” e conquistou os dois no primeiro encontro. “O outro que tínhamos visto ficou todo quietinho e quem veio correndo em nossa direção, todo brincalhão e nos dando lambidas, foi o Neck. Ali, ele nos ganhou”.
A adoção foi concretizada e o casal levou o cachorro para casa. Apesar de ter sido vítima de maus-tratos, o casal explicou que o Neck aprendeu as orientações rapidamente. “Achamos que seria um animal diferente, que exigiria alguns cuidados até pelo que ele sofreu, mas ele não dá trabalho nenhum”, contou.
A adoção mudou para melhor a vida do casal. “Essa adoção fez mais bem para nós do que para ele. Adotar um animal faz bem para o coração, para a mente e até para a saúde da gente”, finalizou ela.
Luzia e Ricardo Cavaton adotaram o cachorro Neck em Santos, no litoral de São Paulo
Isabela Carrari
Vídeos: g1 em 1 minuto Santos