Mundo

Ataque russo durante a noite causa danos à infraestrutura do porto de Odessa


Desde a saída do acordo de grãos, no dia 17, 26 estruturas portuárias foram danificadas, disse o governo ucraniano. Foto mostra porto de Odessa, na Ucrânia, em 19 de agosto de 2022
Valentyn Ogirenko/REUTERS
As forças russas atingiram a infraestrutura portuária de Odesa em um ataque noturno com mísseis. A ação russa matou um guarda de segurança e danificou um terminal de carga, disse o governador da região nesta quinta-feira (27).
Os portos de Odesa têm sido alvos regulares de ataques russos desde que Moscou se retirou em 17 de julho de um acordo mediado pela ONU que permitia a exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro.
Mapa mostra localização do porto de Odessa, na Ucrânia
Arte/g1
Segundo o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov, desde a saída russa do acordo, ataques danificaram 26 instalações que fazem parte da infraestrutura portuária ucraniana. 5 embarcações civis também foram alvejadas.
A Força Aérea da Ucrânia disse que dois mísseis foram disparados no ataque e que não foi capaz de derrubá-los, mas que as defesas aéreas derrubaram oito drones que a Rússia lançou para atacar outras regiões da Ucrânia durante a noite.
Zelensky em Dnipro
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em seu gabinete durante conversa telefônica em 21 de julho de 2023
Assessoria da presidência ucraniana/via REUTERS
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitou Dnipro no sudeste da Ucrânia nesta quinta-feira para discutir a situação no campo de batalha, suprimentos para as tropas e como fortalecer as defesas aéreas.
A cidade de Dnipro, um importante centro econômico no sudeste da Ucrânia, não está longe da linha de frente que se estende de Kherson no sul, através da região de Donbass e mais ao norte até a região de Kharkiv.
A cidade tinha uma população pré-guerra de cerca de 1 milhão de pessoas e se tornou um centro logístico e humanitário para a Ucrânia desde a invasão em grande escala da Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »