Produtos China Baratos
Economia

Nota de crédito: o que é, para que serve e o que acontece quando o Brasil perde a classificação

Uma das principais agências de classificação de risco — a Fitch — elevou a nota de crédito do Brasil, o que indica uma maior confiança no país e pode atrair mais investimentos. Grau de investimento: Saiba o que significa
Uma das principais agências de classificação de risco – a Fitch – elevou a nota de crédito do Brasil, o que indica uma maior confiança no país e pode atrair mais investimentos. Essa nota funciona como um termômetro que mede a capacidade do país de honrar os compromissos financeiros (saiba mais, abaixo).
O Brasil agora está a dois passos de atingir o chamado ‘grau de investimento’ dentro da escala. Esse selo de qualidade é o que assegura aos investidores um menor risco de calotes e essa classificação é uma nota dada por instituições especializadas em análise de crédito a um país emissor de dívida.
Basicamente, o que essas agências avaliam é a capacidade de um país honrar os pagamentos de sua dívida – ou seja, se há chance de dar um calote.
Nota de crédito: Para que serve?
Nota de crédito: o que é e para que serve
Essa nota geralmente é representada por letras, números e sinais matemáticos e normalmente vão de D, que é a nota mais baixa a AAA – a nota mais alta e as notas são classificadas, pelos organismos, em dois grupos principais: grau especulativo e grau de investimento e é a partir dessa nota de risco que os investidores podem avaliar melhor se compensa investir capital naquele país, se existe chance de ganhos que compensem o risco de perder o capital investido – e se a economia desse país é estável ou instável.
Outra pergunta que muita gente se faz é para que serve essa nota de crédito? Essa avaliação é o instrumento que vai emitir uma opinião independente a respeito do risco de crédito da dívida desse país analisado.
Alguns fundos de pensão internacionais, de países da Europa ou os Estados Unidos, por exemplo, seguem a regra de que só se pode investir em títulos de países que estão classificados com grau de investimento por agências internacionais e é por isso que essa “nota” permite que o país receba recursos de investidores interessados em aplicar seu dinheiro naquele local.
E o que acontece quando o Brasil perde a classificação?
Sem esse grau de investimento, muitos investidores estrangeiros não aplicariam mais dinheiro no brasil ou poderiam ficar desestimulados a deixar o dinheiro aqui. O que também pode acontecer é a saída de recursos aplicados atualmente. Então com uma nota melhor, há chances de mais recursos serem aplicados por aqui é exatamente evitar aquela chamada “fuga” de dólares do país.
Oficialmente, O Brasil possui contrato para classificação de risco de crédito com agências como a Fitch Ratings, a Standard & Poor’s (S&P) e a Moody’s Investor Service. Em 2008, o Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências Fitch Ratings e S&P, e em 2009, pela Moody’s. Entretanto, devido à crise em 2015, o país perdeu essa classificação.
Ana Flor sobre nota da agência Fitch: ‘Indicativo de que as contas brasileiras estão melhorando’
LEIA TAMBÉM:
Haddad vê melhora na economia, cita harmonia entre poderes e defende ‘grau de investimento’ para o Brasil
Agência Fitch eleva nota de crédito do Brasil de BB- para BB

Facebook Comments Box

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
Translate »