Irmão de suspeito de matar PM da Rota é preso no litoral de SP
‘Kauan’ se entregou por volta das 2h, desta quarta-feira (2), na Delegacia Seccional de Santos e foi encaminhado a cadeia anexa ao 5º DP. Ele é irmão de Erickson David da Silva, apontado como suspeito de matar o PM da Rota em Guarujá. Irmão do ‘Sniper do tráfico’ suspeito de matar PM da Rota é preso no litoral de SP
Polícia Civil
O irmão do suspeito de atirar e matar o soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), Patrick Bastos Reis, foi preso na quarta-feira (2), em Santos, no litoral São Paulo. Kauan, de 19 anos, é apontado pela Polícia Civil como irmão de Erickson David da Silva, de 30 anos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O g1 apurou que ‘Kauan’ se entregou por volta das 2h, na Delegacia Seccional de Santos e foi encaminhado a cadeia anexa ao 5º Distrito Policial da cidade. Ele estava usando camiseta branca, bermuda e chinelo e acompanhado pelo advogado de defesa. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito deverá passar por audiência de custódia, no Fórum de Santos, a partir das 10h.
Kauan usava as redes sociais para mostrar a ‘rotina’ no tráfico, com armas apontadas para viaturas e funk ‘proibidão’. As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.
Segundo ele, Kauan tinha a ‘função’ de ficar posicionado na comunidade Vila Júlia, armado e com um comunicador, pronto para avisar os comparsas sobre a chegada de viaturas policiais ao local.
Quem são os mortos na ação da polícia em Guarujá
O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso
O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo
De acordo com a Polícia Civil, duas pessoas já foram presas por envolvimento na morte do PM: Erickson, também conhecido como ‘Deivinho’, e outro homem, de apelido ‘Mazzaropi’, apontado anteriormente pela corporação como responsável pela venda das drogas.
Segundo Derrite, uma mulher, que não teve o nome divulgado, afirmou junto a ‘Mazzaropi’ que Kauan estava na cena do crime. Ela já foi detida por associação ao tráfico. “A mulher disse: ‘O Kauan estava no local conosco. Ele era o quarto elemento’. O ‘Mazzaropi’ relatou exatamente a mesma coisa”, disse Derrite, sobre a investigação que levou a Polícia Civil até Kauan.
Irmão de ‘Deivinho’, Kauan publicava vídeos mostrando rotina no tráfico de drogas
Divulgação/Polícia Civil
Suspeito de matar PM é preso
O suspeito de atirar e matar Patrick Bastos Reis, soldado da Rota, passou por audiência de custódia, na segunda-feira (31), no Fórum de Santos, no litoral de São Paulo. Erickson David da Silva, de 28 anos, teve a prisão temporária mantida por 30 dias.
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da TV Globo, o advogado do Wilton Felix disse que suspeito se diz inocente e estava na comunidade da Vila Zilda, em Guarujá, para comprar drogas. “Ele [Erickson] alega e atesta que não participou do evento morte. Na fatalidade, ele estava comprando droga, por fazer uso de entorpecentes, quando ouviu vários tiros e no pavor da situação, ele fugiu do local”, explicou Felix.
Ainda segundo o advogado, imagens do suspeito foram vinculadas como sendo o principal suspeito de ter realizado o disparo de ter matado o policial. “Ele ficou com receio e foi para outra cidade, sendo hoje (domingo), de livre e espontânea vontade, se integrou as autoridades, na Corregedoria da Polícia, mostrando que acredita que ele foi vítima de uma injustiça”, disse o advogado.
Na segunda-feira (31), Erickson foi encaminhado ao Fórum de Santos, onde passou por audiência de custódia, que começou por volta das 10h. A Justiça definiu que a prisão temporária foi mantida por 30 dias.
Erickson David da Silva é um dos apontados como responsáveis pelos disparos contra o PM em Guarujá (SP).
Reprodução
Leia também
Secretário de Segurança de SP diz que se criminosos não baixarem as armas policiais terão ‘resposta à altura’
OAB manifesta preocupação em relação à violência em mortes durante ação da polícia no litoral de SP
Mulher é atacada por bandidos durante ‘live’ para seguidores no litoral de SP; VÍDEO
Jovem morto em ação da polícia em SP foi fuzilado ao sair para comprar macarrão ao lado de casa, diz amigo
Dois policiais são baleados em novos ataques no litoral de São Paulo
Entenda o caso
O soldado Patrick Bastos Reis foi baleado enquanto fazia um patrulhamento na comunidade da Vila Zilda, em Guarujá, na quinta-feira (27). A morte dele foi confirmada no mesmo dia. Além dele, um outro policial foi baleado na mão esquerda, encaminhado para o Hospital Santo Amaro e liberado.
Após o caso, a Polícia Militar iniciou a Operação Escudo, com o objetivo de capturar os criminosos responsáveis pela ação contra os agentes.
Erickson, também conhecido como ‘Deivinho’, foi capturado na Zona Sul de São Paulo, durante a noite do último domingo (30). Segundo informações da polícia, Erickson tem 28 anos, é solteiro e era o ‘sniper’ utilizado pelos traficantes. Ele teria atirado em direção ao soldado da Rota de uma distância de mais de 50 metros.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos